Escrito en
BLOGS
el
Convidei colegas, professores, cineastas, cinéfilos, produtores, enfim, pessoas que atuaram na minha visão de cinema e crítica no último ano a nomear seus 10 filmes preferidos de 2014. Aqui está o resultado.
Alan Campos, crítico do Blow Up Now
Em ordem de preferência
1- Vidas ao Vento (Hayao Miyazaki)
2- Boyhood (Richard Linklater)
3- Eles Voltam (Marcello Lordello)
4- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
5- Nebraska (Alexander Payne)
6- Amantes Eternos (Jim Jarmusch)
7- O Homem Duplicado (Denis Villanueve)
8- A Imagem que Falta (Rithy Pahn)
9- Quando Eu Era Vivo (Marco Dutra)
10- Avanti Popolo (Michael Wahrmann)
Angela Prysthon, professora de cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autora de Utopias da Frivolidade, organizado por André Antônio
Em ordem de preferência
1- Jauja (Lisandro Alonso)
2- Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós)
3- O Completo Estranho (Leonardo Mouramateus)
4- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
5- Bastardos (Claire Denis)
6- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
7- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
8- Boyhood (Richard Linklater)
9- Amantes Eternos (Jim Jarmusch)
10- Weathering Love (Janis Klimanovs)
Outras lembranças: O Grande Hotel Budapeste, Hiperselva, Virgindade
Cesar Castanha, crítico do Milos Morpha e Cineplayers
Em ordem de preferência
1- Um Novo Começo (Joe Swanberg)
2- O Completo Estranho (Leonardo Mouramateus)
3- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
4- Nova Dubai (Gustavo Vinagre)
5- Ela Volta na Quinta (André Novais)
6- Força Maior (Ruben Östlund)
7- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
8- O Congresso Futurista (Ari Folman)
9- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
10- The Dark, Kristle (Michael Robinson)
Outras lembranças: A Caça-revoluções, Em Agosto, Eles Voltam, Garota Exemplar, Quando Eu Era Vivo, Redenção, Uma Supersimplificação da Sua Beleza
Deborah Viegas, diretora de Kyoto
Sem ordem específica
1- Jauja (Lisandro Alonso)
2- Cavalo Dinheiro (Pedro Costa)
3- J’ai Oublié (Eduardo Williams)
4- Princesa da França (Matías Piñeiro)
5- Noites Brancas no Píer (Paul Vecchiali)
6- Professora do Jardim de Infância (Nadav Lapid)
7- P’tit Quinquin (Bruno Dumont)
8- O Homem Duplicado (Denis Villanueve)
9- Amor Fora da Lei (David Lowery)
10- Acorda Nicole (Stéphane Lafleur)
Edward Lawrenson, co-diretor de Abandoned Goods, também dirigido por Pia Borg
Sem ordem específica
1- Boyhood (Richard Linklater)
2- A Gangue (Miroslav Slaboishpitsky)
3- Sobre la Marxa/Creator of the Jungle (Jordi Morató)
4- Dos Disparos (Martín Rejtman)
5- National Gallery (Fredrick Wiseman)
6- Self Made/Boreg (Shira Geffen)
7- Winter Sleep (Niri Bilge Ceylan)
8- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
9- O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
10- Of Men and War (Laurent Bécue-Renard)
Eva Randolph, diretora de O Bom Comportamento
1- Castanha (Davi Prietto)
2- Casa Grande (Fellipe Barbosa)
3- O Massacre da Serra Elétrica (Tobe Hooper)
4- Cavalo Dinheiro (Pedro Costa)
5- Play (Ruben Östlund)
6- O Estranho no Lago (Alain Guiraudie)
7- Mommy (Xavier Dolan)
8- Verona (Marcelo Caetano)
9- Sem Coração (Nara Normande e Tião)
10- Avanti Popolo (Michael Wahrman)
Felipe Adami, diretor de Laura
Em ordem de preferência
1- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
2- Força Maior (Ruben Östlund)
3- Dois Dias, Uma Noite (Jean-Pierre e Luc Dardenne)
4- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
5- Garota Exemplar (David Fincher)
6- Nebraska (Alexander Payne)
7- Whiplash (Damien Chazelle)
8- Gloria (Sebastiá Lelio)
9- O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
10- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
Outras lembranças: Boyhood, 12 Anos de Escravidão
Felipe André Silva, crítico do Pipocracia, diretor de Avec Soleil e parte do Cineclube Dissenso
Em ordem de preferência
1- A Misteriosa Morte de Pérola (Guto Parente e Ticiana Augusto Lima)
2- Um Novo Começo (Joe Swanberg)
3- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
4- Nova Dubai (Gustavo Vinagre)
5- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
6- O Completo Estranho (Leonardo Mouramateus)
7- Mommy (Xavier Dolan)
8- Força Maior (Ruben Östlund)
9- Garota Exemplar (David Fincher)
10- Ela Volta na Quinta (André Novais)
Outras lembranças: Acima das Nuvens, Avanti Popolo, Balada de um Homem Comum, Bem-vindo a Nova York, A Caçada, Encantada do Brega, O Grande Hotel Budapeste, Nós Somos as Melhores, Quando Eu Era Vivo, Operação Invasão 2
Fernando Mendonça, autor do livro 23 de Novembro, criador de legendas para o portal Making Off, crítico do Filmologia e Multiplot
1- Journey to the West (Tsai Ming-Liang)
2- Diálogo de Sombras (Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet)
3- Adeus à Linguagem/Khan Khanne (Jean-Luc Godard)
4- O Jardim das Palavras (Makoto Shinkai)/ O Ciúme (Philippe Garrel)
5- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
6- E Agora? Lembra-me (Joaquim Pinto)
7- Bem-vindo a Nova York (Abel Ferrara)
8- História da Minha Morte (Albert Serra)
9- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)/Jersey Boys (Clint Eastwood)
10- Centro Histórico (Aki Kaurismäki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira)
Fernando Vasconcelos, editor do Kinemail
Sem ordem específica
1- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
2- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
3- Bem-vindo a Nova York (Abel Ferrara)
4- Jersey Boys (Clint Eastwood)
5- Mommy (Xavier Dolan)
6- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
7- O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
8- Relatos Selvagens (Damián Szifrón)
9- Garota Exemplar (David Fincher)
10- Boyhood (Richard Linklater)
Francisco Cannalonga, crítico sem pátria
Hors-concurs: Inherent Vice
1- At Berkeley (Fredrick Wiseman)
2- Brasil S/A (Marcelo Pedroso)
3- Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós)
4- Boyhood (Richard Linklater)
5- Ela Volta na Quinta (André Novais)
6- Um Pombo Pousou num Galho a Refletir Sobre a Existência (Roy Andersson)
7- O Abutre (Dan Gilroy)
8- Garota Exemplar (David Fincher)
9- The One I Love (Charlie McDowell)
10- A Gangue (Miroslav Slaboishpitsky)
Gustavo Vinagre, diretor de Nova Dubai
Sem ordem específica
1- Sinfonia da Necrópole (Juliana Rojas)
2- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
3- Quando Eu Era Vivo (Marco Dutra)
4- Portrait of Jason (Shirley Clarke)
5- A Vida do Fósforo Não É Bolinho, Gatinho (Sergio Silva)
6- Boyhood (Richard Linklater)
7- I Comme Iran (Sanaz Azari)
8- Hard to Be a God (Aleksey German)
9- Quinze (Maurílio Martins)
10- Choclo (Caetano Gotardo)
Outra lembrança: Branco Sai, Preto Fica, Cães Errantes, Os Dias com Ele, Sacro Gra e E Agora? Lembra-me (este visto em 2013)
Júlio Pereira, crítico da Revista Janela e do Cineplayers, diretor de Vertical
Em ordem alfabética
1- Boyhood (Richard Linklater)
2- Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós)
3- Brasil S/A (Marcelo Pedroso)
4- Ela Volta na Quinta (André Novais)
5- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
6- Garota Exemplar (David Fincher)
7- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
8- O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
9- Passion (Brian DePalma)
10- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
Kleber Mendonça Filho, diretor de O Som ao Redor
Lista como enviada para Gavin Smith, da Film Comment
1- Maidan (Sergei Losnitza)
2- A Professora de Jardim de Infância (Nadav Lapid)
3- Mr. Turner (Mike Leigh)
4- Abandoned Goods (Edward Lawrenson e Pia Borg)
5- Boyhood (Richard Linklater)
6- Ela Volta na Quinta (André Novais)
7- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
8- Jauja (Lisandro Alonso)
9- Mapa para as Estrelas (David Cronenberg)
10- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
Lucas Sá, diretor de Nua por Dentro do Couro
1- Borgman (Alex van Warmerdam)
2- The Babadook (Jennifer Kent)
3- Casa Forte (Rodrigo Almeida)
4- Ventos de Agosto (Gabriel Mascaro)
5- Encantada do Brega (Leonardo Augusto)
6- Casa Grande (Fellipe Barbosa)
7- Pinta (Jorge Alencar)
8- Sem Coração (Nara Normande e Tião)
9- A Misteriosa Morte de Pérola (Guto Parente e Ticiana Augusto Lima)
10- Uma Aventura Lego (Phill Lord e Christopher Miller)
Marcela Lins, colaboradora do Milos Morpha
Em ordem de preferências, observações de Marcela
1- O Menino e o Mundo (Alê Abreu, uma das melhores animações que vi na vida)
2- Symphony no. 42 (Réka Bucsi, incrível)
3- Nós Somos as Melhores (Lukas Moodysson, uhuuu)
4- Sem Coração (Nara Normande e Tião, gostei tanto...)
5- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
6- Ela (Spike Jonze)
7- Mommy (Xavier Dolan, não gostava dele até ver esse filme)
8- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
9- O Homem das Multidões (Cao Guimarães e Marcelo Gomes)
10- Amantes Eternos (Jim Jarmusch)
Outras lembranças: Boyhood, O Lobo de Wall Street
Marco Dutra, diretor de Quando Eu Era Vivo
Longas-metragens e em ordem alfabética
1- Adeus à Linguagem (Jean-Luc Godard)
2- As the Gods Will (Takashi Miike)
3- O Gebo e a Sombra (Manoel de Oliveira)
4- Garota Exemplar (David Fincher)
5- O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
6- O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
7- Mr. Turner (Mike Leigh)
8- National Gallery (Frederick Wiseman)
9- Non-stop (Jaumet Collet-Serra)
10- Vidas ao Vento (Hayao Miyazaki)
Outras lembranças: Amar, Beber e Cantar, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Jersey Boys, Magia ao Luar, Ninfomaníaca
Marco Vieira, jornalista do Cultura Revista
Em ordem de preferência
1- Mommy (Xavier Dolan)
2- Mapa para as Estrelas (David Cronenberg)
3- Boyhood (Richard Linklater)
4- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro)
5- Saint Laurent (Bertrand Bonello)
6- Amar, Beber e Cantar (Alain Resnais)
7- A Culpa É das Estrelas (Josh Boone)
8- Como Treinar Seu Dragão 2 (Dean DeBlois)
9- Acima das Nuvens (Olivier Assayas)
10- A Caçada (David Michôd)
Outras lembranças: A 100 Passos de um Sonho, Interestelar
Mário Rolim, crítico do Assim Não Esqueço
Sem ordem específica
1- Boyhood (Richard Linklater)
2- Amantes Eternos (Jim Jarmusch)
3- Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
4- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
5- O Homem Duplicado (Denis Villanueve)
6- O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
7- Alabama Monroe (Felix Van Groeningen)
8- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
9- Garota Exemplar (David Fincher)
10- Força Maior (Ruben Östlund)
Outras lembranças: O Bom Comportamento, Redenção
Matheus Farias, crítico do Cine Marcado
Em ordem de preferência
1- Mommy (Xavier Dolan)
2- A Misteriosa Morte de Pérola (Guto Parente e Ticiana Augusto Lima)
3- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
4- Garota Exemplar (David Fincher)
5- Boyhood (Richard Linklater)
6- Força Maior (Ruben Östlund)
7- Nova Dubai (Gustavo Vinagre)
8- O Abutre (Dan Gilroy)
9- O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
10- Mapa para as Estrelas (David Cronenberg)
Outras lembranças: Amantes Eternos, Bem-vindo a Nova York, Branco Sai, Preto Fica, A Caçada, Jauja, Lucy, Nós Somos as Melhores, Person to Person, Relatos Selvagens
Michael Robinson, diretor de The Dark, Kristle
1- Manakamana (Stephanie Spray e Pacho Velez)
2- Raspberry Poser (Jordan Wolfsen)
3- Broad City (tv, Illana Glazer e Abbi Jacobson)
4- Vício Inerente (Paul Thomas Anderson)
5- Vengeance is Hers (série da BAMcinematek, programada por Nellie Killiam e Thomas Beard)
6- True Detective (tv, Nic Pizzolatto)
7- Sob a Pele (Jonathan Glazer)
8- Amantes Eternos (Jim Jarmusch)
9- Problem Areas/OM Rider (Takashi Murata)
10- Estranho no Lago (Alain Guiraudie)
Radamés Marques, colaborador do Milos Morpha
Sem ordem específica
1- Era uma Vez em Nova York (James Gray)
2- Vidas ao Vento (Hayao Miyazaki)
3- O Congresso Futurista (Ari Folman)
4- O Passado (Asghar Fahardi)
5- O Homem Mais Procurado (Anton Corbijn)
6- Mommy (Xavier Dolan)
7- Garota Exemplar (David Fincher)
8- O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
9- O Homem Duplicado (Denis Villanueve)
10- Relatos Selvagens (Damián Szifron)
Outra lembrança: O Grande Hotel Budapeste
Rafael Spínola, diretor de Gigante
1- Redenção (Miguel Gomes)
2- Ela Volta na Quinta (André Novais)
3- Blind (Eskil Vogt)
4- Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós)
5- Lacrau (João Vladimiro)
6- Sem Coração (Nara Normande e Tião)
7- Relatos Selvagens (Damian Szifron)
8- A Era de Ouro (Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos)
9- A Vizinhança do Tigre (Afonso Uchoa)
10- A Vida Privada dos Hipopótamos (Maíra Bühler e Matias Mariani)
Rodrigo Almeida, diretor de Casa Forte
1- Mapa para as Estrelas (David Cronenberg)
2- Jauja (Lisandro Alonso)
3- Cavalo Dinheiro (Pedro Costa)
4- Boyhood (Richard Linklater)
5- Nova Dubai (Gustavo Vinagre)
6- Ela (Spike Jonze)
7- Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan)
8- A Misteriosa Morte de Pérola (Gutu Parente e Ticiana Augusto Lima)
9- A Era de Ouro (Leonardo Mouramateus e Miguel Ramos)
10- Nebraska (Alexander Payne)
Thiago Macêdo Correia, produtor da Filmes de Plástico
Em ordem de preferência
1- Jauja (Lisandro Alonso)
2- Um Novo Começo (Joe Swanberg)
3- Força Maior (Ruben Östlund)
4- Mommy (Xavier Dolan)
5- Whiplash (Damien Chazelle)
6- Listen up, Philip (Alex Ross Perry)
7- Garota Exemplar (David Fincher)
8- Um Pombo Pousou num Galho a Refletir Sobre a Existência (Roy Andersson)
9- Vício Inerente (Paul Thomas Anderson)
10- Winter Sleep (Niri Bilge Ceylan)
Outras lembranças: Casa Grande, Ida
Vinícius Gouveia, produtor do MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário do Recife
“Estéticas, políticas ou poéticas. Todos os filmes foram vistos em 2014 e me marcaram de alguma forma.”
1- O Completo Estranho (Leonardo Mouramateus)
2- Encantada do Brega (Leonardo Augusto)
3- Todos os do coletivo Surto e Deslumbramento
4- Frances Ha (Noah Baumbach)
5- Doce Amianto (Guto Parente e Uirá dos Reis)
Winston Araujo, curador do Janela Internacional de Cinema do Recife
Em ordem alfabética
1- Balada de um Homem Comum (Joel e Ethan Coen)
2- Boyhood (Richard Linklater)
3- A Caçada (David Michôd)
4- O Ciúme (Philippe Garrel)
5- Ela (Spike Jonze)
6- Fargo (série, vários)
7- Força Maior (Ruben Östlund)
8- A Gangue (Miroslav Slaboishpitsky)
9- O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
10- Quando Eu Era Vivo (Marco Dutra)
Yuri Lins Farias, parte do Cineclube Dissenso
1- Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós)
2- E Agora? Lembra-me (Joaquim Pinto)
3- Jauja (Lisandro Alonso)
4- Norte, o fim da história (Lav Diaz)
5- Cães Errantes/Journey by the West (Tsai Ming-Liang)
6- Boyhood (Richard Linklater)
7- Casa Forte (Rodrigo Almeida)
8- Nova Dubai (Gustavo Vinagre)
9- Diálogo das Sombras (Jean-Marie Straub e Danielle Huillet)
10- The Babadook (Jennifer Kent)
Outras lembranças: Bem-vindo a Nova York, Mapa para as Estrelas