Milos Morpha

por Cesar Castanha

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de abril de 2010, 13h23

Post da Juno

Lá estava eu, em minha aula de educação sexual, observando aquele momento e refletindo sobre a importância que teve meu filme. Acompanhem meu pensamento: a primeira imagem que a mídia fez dos adolecentes (não as jovens moças que ficavam em casa esperando pra casar, e sim adolescentes de verdade, que criaram o rockn’ roll) foi o filme Juventude Transviada com James Dean, no qual adolescentes eram delinquentes, a caixa de pandora da sociedade.
Voltamos aos cinemas nos anos 70, o filme era Loucuras de Verão de George Lucas, o retrato era de riquinhos badaleiros, curtindo o young american way of life. Ou seja, até então, pouco progresso. O primeiro a tratar nossa realidade fielmente foi John Hughes com dois filmes que virariam clássicos sa sessão da tarde, Curtindo a Vida Adoidado e, principalmente, Clube dos Cinco. Esse segundo mostra o quão patética e errada é a rotulação que muitos adultos fazem em relação à nós. Dividir-nos entre patricinhas, cdfs, atletas, marginais e loucos, foi algo criticado pelo filme. E voltou a ser criticado nas séries Dawson’s Creek (a primeira a discutir abertamente sobre sexo) e Barrados no Baile.
Minha pergunta é: de que adianta? Pois mal se começou o novo milênio uma tonelada de bobagens adolescentes produzidas pela Disney e estralada por Hillary Duff e Lindsay Lohan tomaram conta do público. Enquanto uma minoria tenta, cada vez com mais dificuldade, mostrar uma realidade (como por exemplo, High School Kids e até mesmo Juno), outros tem maior sucesso ao simplesmente banalizar o assunto, como prova 90210, High School Musical e American Pie. Mantenho a esperança de que um dia venham a compreender a importância e o potencial que a temática tem, me resta torcer para que não caia em mãos erradas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags