Séries de Segunda - "Dead Set"

Escrito en BLOGS el
Inaugurando a coluna "Séries de Segunda" - cuja proposta é introduzir séries pouco conhecidas, mas nao necessariamente de "segunda categoria" - apresento a minissérie britânica "Dead Set".
Indicada ao BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) em 2008 para melhor série de drama (perdendo pra Criminal Justice), seus 5 episódios foram exibidos no Brasil em 2009 pelo canal Multishow. Dead Set mistura horror e drama com uma pitada de humor britânico: durante a noite de paredão o Big Brother, uma epidemia transforma a população do Reino Unido em zumbis - e as únicas pessoas a salvo da contaminação estão dentro da casa mais vigiada do Bras... da Inglaterra. Enquanto o caos reina do lado de fora, os "brothers", isolados do mundo exterior, não fazem idéia do que está acontecendo. Mas assim que um sobrevivente procura abrigo na casa trazendo para dentro a cruel realidade exterior, todos precisam deixar de lado seus caprichos para lutar pela sobrevivência - e o tempo é curto e corre rápido.
A temática de zumbis mais uma vez surge em uma produção inglesa de qualidade (28 days later, 28 weeks later, etc), com algumas modificações do virus original de Romero: ultimamente os zumbis andam mais espertos - comendo muitos cérebros por ai? - e mais rápidos e selvagens, emitindo ao invés de lamurias e gemidos, gritinhos animalescos histéricos - mas ainda não conseguem pular. Apesar disto, Dead Set conta com várias referencias ao trabalho de Romero ("they're comming to get you, barbara!") - questionado por uma explicação para este afastamento do "mito original" de Romero, o criador da Série, Charlie Brooker, justifica que o roteiro precisava justificar uma velocidade de infecção grande suficiente para impedir o evacuamento dos estúdios e o consequente confinamento dos personagens.
A série foi produzida pelo mesmo canal Ingles responsavel pela franquia do Big Brother, o que torna a coisa uma espécie de "piada interna" com o formato do reality show, mas apenas cenas externas foram filmadas na casa real - durante uma noite real de eliminação. A idéia de fazer da casa do big brother o "abrigo/prisão" ideal para a situação de caos é original e aproveita bem os estereótipos dos participantes do reality show como sobreviventes lutando pela vida.
Apesar das limitações de orçamento e produção, a maquiagem e os efeitos especiais não deixam a desejar, com destaque para uma cena do primeiro episódio onde um personagem esfacela a cabeça de um zumbi com um extintor - épico - Dead Set é diversão garantida para os fãs do genero, que não ficarão desapontados nem com a lente de contato "kátia cega" meio over dos monstros.