Vigília Oscar 2012: Missão Madrinha de Casamento

Escrito en BLOGS el
Não é difícil de se reconhecer na história do cinema os pontos altos da comédia. Chaplin, Irmãos Marx, Billy Wilder, Beatles, Monty Phyton e o politicamente incorreto Sacha Baron Cohen. Todos homens ou grupos de homens com uma rara presença feminina como Marilyn Monroe e a hilária Jaime Lee Curtis. Apenas nos anos 90 dois programas de TV mudaram este cenário machista. Primeiro, o sucesso comercial de Sex and the City, uma série protagonizada apenas por mulheres. O mais importante, porém, foi um programa de auditório semanal chamado Saturday Night Live. O programa existe ainda hoje e se divide em esquetes humorísticos para satirizar a política e a sociedade americana. O seu produtor, Lorne Michaels, fazia questão de que a equipe do programa não tivesse uma divisão pré concebida de homens e mulheres, entraria quem fosse engraçado. Dele surgiu um verdadeiro desfile de humor feminino com Tina Fey, Amy Poehler, Rachel Dratch e a protagonista e roteirista de Missão Madrinha de Casamento: Kristen Wiig.
E o filme pertence inteiramente a ela, que em nenhum momento decepciona. É uma comédia inteligente, de assimilação fácil, elenco afiado e, o mais importante, extremamente engraçada. É surpreendente como eles conseguiram construir um roteiro que tranforma uma já batida piada escatológica numa cena hilária. Ponto pro roteiro, ponto pro oscar por indicá-lo, ponto pra Wiig e todas as suas colegas de elenco, ponto pro público americano que soube acolher calorosamente este filme nas bilheterias e ponto pra Judd Apatow por mais um bom longa no currículo. Há muito tempo o cinema não tem um filme como esse. A visão feminina do casamento não se repete aqui da forma que se repete em todas as outras comédias-românticas. A personagem principal, embora adorável, é cínica, mesquinha e invejosa. E por isso também verdadeira. O público se identifica, compreende e fica na torcida por ela durante toda a projeção. Por tudo isso eu digo aos que ainda não perceberam: mulheres tem senso de humor sim e a prova está aí em um dos melhores filmes do ano.



Missão Madrinha de Casamento recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa McCarthy) e Melhor Roteiro Original