"Samba do crioulo doido": Bárbara, do BBB, usa expressão racista ao falar de Douglas

Ao perceber fala racista, modelo se corrigiu: "Eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Foi por força do hábito"

Reprodução/Globoplay
Escrito en BLOGS el

Uma fala da gaúcha Bárbara Heck durante o Big Brother Brasil 2022 foi classificada como problemática por muitas pessoas na internet. Enquanto conversava com Laís Caldas sobre Douglas Silva, a modelo quase deixou escapar a frase racista "samba do crioulo doido."

"Ele fez aquele samba do crioulo doid..." interrompeu Bárbara, que continuou: "Ai, que feio, eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Ele fez o samba lá que ele falou que fez".

Poucos segundos depois, a gaúcha voltou ao assunto: "Tu viu o que eu quase falei?", perguntou para Laís que, rindo, respondeu: "Eu vi o que você ia falar". "Deus que me perdoe, ia ser péssimo, mas eu quase falei. Foi por força do hábito", disse Bárbara.

https://twitter.com/Iegendior/status/1490902896828825604?s=20&t=ibJfWuJ4UrneX_DlW8dVFw

“Samba do Crioulo Doido” é o título de uma música composta por Sergio Porto como uma sátira ao ensino de História do Brasil nas escolas durante o período da ditadura militar e se refere a a situações confusas e bagunçadas - o que reafirma um estereótipo, além de discriminar e inferiorizar a população negra.

Além de Bárbara utilizar a expressão racista, ela também deu uma justificativa muito comum, e que é um reflexo de uma sociedade preconceituosa, a da "força do hábito".

Polêmicas racistas

Laís já esteve envolvida em outras polêmicas racistas. Na última segunda-feira (7), durante uma conversa com Bárbara, onde reclamava de Douglas, ela disse que deveria ter "socado um prego debaixo de cada pé" do ator. Há poucos dias, ela havia feito massagem nele.

A médica também fez gestos imitando um macaco ao falar de Natália Deodato, que é negra. Posteriormente, sua equipe falou nas redes sociais que ela queria demonstrar ter "pagado um mico", já que a designer de unhas teria ouvido a conversa.