Colunista é notificado por equipe de Eslovênia, do BBB, por texto sobre imitação de macaco

Gabriel Perline diz que recebeu notificação extrajudicial da equipe de Eslovênia, que o acusa de imputar a ela o crime de racismo

Eslovênia Marques, do BBB22 (Reprodução)
Escrito en BLOGS el

O colunista Gabriel Perline, do portal IG, informou através das redes sociais, nesta segunda-feira (31), que foi notificado extrajudicialmente pela equipe de Eslovênia Marques, participante do Big Brother Brasil (BBB), por conta do texto que publicou sobre uma imitação de macaco feita por ela pela participante Laís no reality show.

Na noite deste domingo (30), Eslovênia e Laís fizeram gestos simulando um macaco antes após dizer que escolheriam Natália, que é negra, para o paredão. Inúmeros espectadores e ativistas do movimento negro enxergaram racismo na imitação.

Gabriel Perline escreveu sobre o assunto em sua coluna, o que motivou a notificação por parte da equipe de Eslovênia.

"Acabei de receber uma notificação extrajudicial da equipe de @eslomarques dizendo que imputei a ela o crime de racismo por ela ter imitado macaco após falar sobre @oficial_deodato. Em vez de se posicionarem, querem intimidar jornalista. Francamente...", postou o colunista.

https://twitter.com/GabPerline/status/1488194555711307782

Em uma sequência de publicações, Perline afirmou que não foi ele quem imputou o crime de racismo. "Recomendo que a equipe de @eslomarques leia atentamente ao texto mais uma vez. Nele não há acusação de racismo da minha parte, e sim uma exposição de um ato de uma mulher branca gesticulando como um macaco logo após falar sobre uma mulher negra", pontuou.

"O texto aponta a reclamação de DIVERSAS pessoas negras que se sentiram ofendidas com os gestos de @eslomarques. Acho importante primeiramente vocês, enquanto equipe, tentarem se posicionar sobre o que ocorreu dentro do #BBB22 antes de apelar para uma atuação vergonhosa como essa", prosseguiu o colunista.

Entenda

Laís e Eslovênia fizeram gestos simulando um macaco antes do ao vivo deste domingo (30) ao dizer que escolheriam Natália para o paredão do Big Brother Brasil 2022. As duas estavam conversando com Maria e Bárbara Heck sobre suas opções de voto, quando a Miss Pernambuco disse: “Eu acho que vou em Natália”.

“Posso ser burra? Posso”, continuou. Neste momento, Bárbara saiu correndo para a cabine reservada, por achar que Natália estava lá dentro e tinha ouvido tudo.

Laís saiu atrás em direção ao corredor, fazendo um movimento físico semelhante ao de um macaco. Eslovênia seguiu atrás, copiando a amiga no gesto. Bárbara e Maria apenas riram e a cantora falou: “Eu tenho certeza que a gente é chacota lá fora”.

Natália saiu da cabine do reservado e, lavando as mãos, disse: “Ah, Deus. Me dá força”. Nas redes sociais, muitas pessoas demonstraram incômodo e enxergaram racismo no gesto.

“Mulheres brancas fazendo chacota de uma mulher preta e saindo ‘fugidas’ quando ela chega no mesmo espaço, como se ela fosse uma ameaça. Uma das brancas corre imitando um macaco, as outras riem, inclusive a Maria, que é uma mulher negra. Um show de bestialização de corpos pretos”, escreveu um internauta.

“Eu quero ver qual o malabarismo teórico a galera vai usar pra negar que a Laís imitou um macaco”, disse o atleta Mateus Santana. “A Laís imitou um macaco em referência a Naty, isso é crime, é racismo, isso não é entretenimento! Tem que expulsar!”, afirmou outro.

Temas