BLOGS

As mortes de Dom e Bruno e o sangue derramado sem pudores na Amazônia há séculos

Numa narrativa que mistura violência, feitiçaria e poesia, HQ de André Toral retrata a relação entre indígenas e brancos desde os primeiros contatos

Ilustrações de A Alma que Caiu do Corpo, de André Toral
Escrito en BLOGS el

PIU GOMES

A ideia era falar de amor, dar um descanso aos corações e mentes tão bombardeados pelos horrores que a extrema-direita vem produzindo no Brasil e no mundo. Mas a boiada anunciada por Ricardo Salles passou, empoderando o garimpo, a extração de madeira, a caça e pesca ilegais e o narcotráfico na Amazônia.

O autor André Toral usa na trama a vivência como historiador, sociólogo e antropólogo, que o levou a trabalhar com grupos indígenas por mais de trinta anos –ocupou cargos de confiança na Funai e fez oficinas de quadrinhos para algumas etnias

O sangue é derramado sem pudores, e o assassinato bárbaro e cruel do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips é uma evidência disso. Vamos falar então de A Alma que Caiu do Corpo, uma coletânea de histórias sobre a relação entre nossos indígenas e os colonizadores brancos em que se misturam violência, feitiçaria e poesia.

O autor André Toral usa na trama a vivência como historiador, sociólogo e antropólogo, que o levou a trabalhar com grupos indígenas por mais de trinta anos –ocupou cargos de confiança na Funai e prestou consultoria para o Ministério Público e diversas organizações que trabalham com grupos índigenas do vale do Araguaia, como Carajá, Javaé, Avá-Canoeiro e Tapirapé. Também atuou na educação índigena, oferecendo até oficinas de quadrinhos em algumas aldeias.

O resultado é uma obra densa, que reúne nove histórias já publicadas, cujos textos foram revisados e as imagens melhoradas, reunidas aqui em ordem cronológica, dos primeiros contatos entre os povos originários e os brancos até chegar aos tempos da Transamazônica e aos dias atuais. 

As narrativas misturam diversos estilos. Em muitas delas estão presentes elementos místicos, com doses de xamanismo e sobrenatural, como nas poéticas A Alma que Caiu do Corpo e  O Iãgre. Um violento conto soturno de vingança, O Brasileiro envolve colonizadores franceses, tupinambás e caraíbas, mostrando conflitos entre católicos e calvinistas. A Imagem de Jim Hendricks traz ecos de Nelson Rodrigues, numa narrativa bem-humorada que fala de sexo.

Dois contos mais longos abordam, em épocas diferentes, a exploração dos indígenas e da natureza: O Negócio do Sertão é o diário de uma “entrada”, expedição que visava a exploração de pedras preciosas e a captura de nativos para escravidão em 1653. O Caso dos Xis trata de exploração ilegal de madeira e demarcação de terras na atualidade, mostrando problemas que se agravaram a partir de 2018, como a aproximação entre algumas etnias e os invasores brancos, gerando conflito entre diferentes povos.

  A arte preto & branco de Toral parece simples, mas é elaborada, partindo sempre do lápis e usando nanquim apenas para quadros, balões e eventuais aguadas. A diagramação alterna bem o ritmo entre diálogos e recordatórios –os textos que conduzem a narrativa fora dos balões. Os cenários quase sempre são despojados, e os personagens trazem traços realistas.

O estilo é visto desde a estreia em 1986, com Pesadelos Paraguaios, publicada na icônica revista Animal. Nos anos seguintes, publicou nas revistas Chiclete com BananaLúciferGeneral e Cyber Comix. Seu primeiro álbum foi O Negócio do Sertão (1992), que lhe rendeu um prêmio HQ Mix de graphic novel nacional. Mais dois vieram com Adeus, Chamigo Brasileiro – Uma História da Guerra do Paraguai: HQ Mix de roteirista nacional em 1999 e melhor álbum de aventuras em 2000.

O trabalho de André Toral joga luz sobre a terrível realidade atual da Amazônia, que culminou na tragédia no Vale do Javari. O desgoverno Bolsonaro, com sua política de desmonte das instituições protetoras na região e o incentivo à ocupação e exploração ilegal da floresta, carrega agora manchas de sangue das vítimas mais recentes, além dos índigenas que sempre foram vítimas.

Resta saber quem mandou matar Dom e Bruno, uma vez que a conclusão da Polícia Federal ignora informações qualificadas fornecidas pela Unijava (União dos Povos Índigenas do Vale do Javari) e pelo próprio Bruno Pereira de que existe um grupo criminoso organizado agindo na região. Mas essa resposta, infelizmente, só deverá chegar depois das eleições de outubro, quando o voto mostrar que já passou da hora de botar a boiada e a quadrilha pra fora.

A Alma que Caiu do Corpo

AUTOR: André Toral

EDITORA VENETA, 104 págs., R$ 69,90

PIX DO PIU: Para contribuir com o autor do texto, anote o Pix: 34390120182 (CPF). Obrigada por colaborar com uma nova forma de fazer jornalismo no Brasil, sustentada pelos leitores.