FUJÃO

Após seguranças, enteada de Bolsonaro embarca para os EUA; futuro ex-presidente está de malas feitas

Bolsonaro termina o mandato de maneira vexatória e foge do país para não ter que passar a faixa ao presidente Lula

Michelle e Letícia Firmo, filha mais velha da primeira-dama que já embarcou para os EUA.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

O escalão avançado da equipe de segurança de Jair Bolsonaro (PL)está em solo norte-americano para preparar a chegada do futuro ex-presidente, que fugirá do país antes de terminar o mandato para não ter que passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Além da equipe presidencial, que pousou na Flórida na manhã desta quarta-feira (28), Letícia Firmo, de 20 anos, filha mais velha da ainda primeira-dama Michelle Bolsonaro, embarcou em um voo comercial, na parte da tarde, com destino a Orlando, segundo o jornal Correio Braziliense. A publicação informa que um comboio de 4 carros foi visto saindo do Palácio da Alvorada rumo ao Aeroporto Internacional de Brasília, e que a enteada mais nova do futuro ex-presidente, a Laurinha, estaria entre os viajantes. 

A ida da segurança e de parte da família de Michelle aos EUA corrobora com as notícias de que Bolsonaro, de fato, deixará o país. O mandatário chegou a afirmar que seria "fake news" que iria ao país da América do Norte nesta quarta-feira, mas pessoas próximas, segundo o portal UOL e o Estadão, afirmam que ele deixará o Brasil nas primeiras horas desta quinta-feira (29), após uma "reunião de despedida" com aliados em Brasília. 

Para o advogado Marco Aurélio Carvalho, do Grupo Prerrogativas, a ida de Bolsonaro aos Estados Unidos configura uma "fuga" com uso de recursos públicos. 

"No nosso entender há uma proibição jurídica de que o Estado seja utilizado para interesse pessoal do presidente, não para uma atividade inerente à função dele. Você não pode usar recursos públicos para promover o que essencialmente é uma fuga", declarou o jurista à Folha de S. Paulo. 

Segurança já está nos EUA 

Bolsonaro negou que está de saída para os EUA, mas uma equipe do chamado “escalão avançado” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) desembarcou em Orlando na manhã desta quarta-feira (28), para preparar sua chegada.

O avião da Presidência que levou a equipe precursora de Bolsonaro decolou de Brasília às 0h48 da quarta e fez uma escala em Boa Vista (RR) na madrugada. Por volta das 5h30, a aeronave partiu de Roraima rumo a Orlando, onde pousou por volta das 9h30 no horário local (11h30, em Brasília).

O futuro ex-presidente deve passar um período sabático na Flórida.Informações de interlocutores dão conta de que ele ficará em uma casa num condomínio de brasileiros. Segundo auxiliares, a residência teria sido emprestada por um fazendeiro, cujo nome o entorno do presidente tenta manter em sigilo.