VIOLÊNCIA

Três jovens negros são mortos pela polícia na BA: "Meu filho pedia socorro"

Segundo a Polícia Militar, homens estariam armados e foram encontrados com drogas; "apontaram arma para a minha cabeça", relata mãe de um dos jovens

Moradores protestaram contra a morte de três jovens, incluindo Alexandre dos Santos (foto)Créditos: Reprodução/TV Bahia/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Alexandre dos Santos, Cleberson Guimarães e Patrick Sapucaia foram mortos durante uma ação policial na madrugada desta terça-feira (1º) na Gamboa, comunidade às margens da baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Ao UOL, a Polícia Militar disse que agentes foram acionados após denúncia de que homens estariam armados em um estabelecimento comercial e que foram recebidos por disparos ao chegarem ao local.

No entanto, moradores negam a versão e alegam que os PMs atiraram sem haver confronto. Pessoas próximas relatam que o trio estava bebendo em um bar quando bombas de gás lacrimogênio foram lançadas. Depois, os três jovens foram abordados e conduzidos a um imóvel abandonado e baleados.

Mãe de Alexandre, a auxiliar de vendas Silvana dos Santos, 41 anos, relatou ao UOL que, quando encontrou o filho, ele ainda estava vivo e pedia por socorro. "Apontaram a arma para a minha cabeça, e não tive mais o que fazer", lamentou ela, enquanto se preparava para liberar o corpo do jovem no Instituto Médico Legal (IML) da capital baiana.

Silvana teria acordado com o barulho dos tiros e, ao saber que Alexandre, o segundo de seus oito filhos, era um dos rapazes baleados pela polícia, tentou impedir que ele fosse colocado no porta-malas de uma viatura. 

A mulher acredita que o assassinato não foi uma reação ao acaso, sem planejamento e destaca que os agentes, na ocasião, usavam capuzes para esconder os rostos. "Esses policiais pegaram o meu filho e os outros dois rapazes pra matar. Se não fosse isso, eles não estariam encapuzados", disse.

O que diz a polícia

O três jovens chegaram a ser socorridos pelos próprios policiais para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegaram à unidade sem vida. Procurada pelo UOL, a Polícia Militar respondeu, em nota, que a equipe de Rondas Especiais Baía de Todos-os-Santos foi acionada após ter sido informada sobre a presença de homens armados na área da Gamboa. 

Na versão do comando da unidade policial, os agentes foram recebidos por disparos de armas de fogo efetuados por um grupo quando faziam incursões. "Após o revide e posterior progressão no terreno, as equipes encontraram três homens caídos ao solo em posse de armas de fogo e drogas. Já os outros suspeitos conseguiram fugir. Os feridos foram socorridos pela guarnição para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiram", diz o comunicado.

De acordo com a PM, durante a prestação de socorro, manifestantes jogaram entulhos, obstruíram a pista em ambos os sentidos e hostilizaram as guarnições, que requisitaram reforços. Ainda segundo a corporação, foram apreendidos em posse dos três suspeitos um revólver calibre 38; duas pistolas, sendo uma de calibre .40 e outra de calibre 380; 177 papelotes de maconha; 233 pinos e dez embalagens de cocaína; 130 pedras de crack; três aparelhos celulares; uma balança eletrônica, R$ 172,00 em espécie e um relógio de pulso.