DIREITOS VIOLADOS

Violência no campo: 19 pessoas foram assassinadas em 2022, diz Comissão Pastoral da Terra

Levantamento preliminar da entidade revela que o estado do Pará concentra o maior número de crimes; relatório não considera caso Bruno e Dom

Conflitos no campo já mataram 19 pessoas em 2022, diz relatório da Comissão Pastoral da Terra.
Escrito en BRASIL el

Relatório preliminar da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc-CPT) aponta que até maio deste ano 19 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo. O estudo não considera o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. 

De acordo com o levantamento da CPT, 4 assassinatos ocorreram no estado do Pará, que teve o maior número de casos: 3 ambientalistas foram assassinados e um sem-terra; do total de homicídios, 5 foram indígenas e 2 de quilombolas. 

O levantamento da CPT também aponta que 4 sem terras, 2 assentados e outros 2 pequenos proprietários rurais foram assassinados até maio deste ano. 

Ao G1, o coordenador nacional da CPT, Carlos Lima, afirma que os números são crescentes e revelam falhas do governo federal na fiscalização de conflitos por terras no Brasil e a "certeza" de impunidade. 

"É preciso compreender essa violência que estamos vivendo dentro de um contexto de um governo que fez a opção de colocar o Estado a serviço da grilagem, do garimpo ilegal, da extração de madeira. Um Estado contrário a vida dos povos, das comunidades e das florestas", afirma Carlos Lima. 

Se levarmos em conta o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, o número de pessoas assassinadas em conflitos de terra sobe para 21. Para termos de comparação, em todo o ano de 2021 foram 35 homicídios, segundo a CPT.

 

 


Com informações do G1.