DESTRUIÇÃO

Desmatamento: Amazônia registra perda de 2 mil campos de futebol por dia em 2022

De acordo com monitoramento feito pelo Imazon, trata-se da maior devastação da floresta em 15 anos

Desmatamento: Amazônia registra perda de 2 mil campos de futebol por dia em 2022.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Destruição sem fim. A floresta amazônica perdeu, nos primeiros cinco meses de 2022, 3.360 km², maio valor registrado no período de 15 anos de monitoramento. 

Segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a área devastada corresponde a cerca de 2 mil campos de futebol desmatados por dia. 

Em 2021, no período entre janeiro e maio, o desmatamento acumulado foi de 3.088 km². Em 202, o total desse intervalo de meses foi bem menor: 1.740 km². 

Somente em maio deste ano, foi registrado o desmatamento de 1.476 km², o que corresponde a 44% do total de área perdida nos cinco primeiros meses deste ano. Esse valor é o pior para o mês de maio nos últimos 15 anos. 

O estado que registrou o maior desmatamento no intervalo monitorado pelo Imazon foi o Amazonas, onde foram perdidos 553 km², 38% do total de desmate no Brasil no período. Em 2021, esse valor foi de 264 km², ou seja, o desmatamento no estado mais que dobrou em 2022. 

O monitoramento do SAD é feito a partir de imagens obtidas via satélite. O sistema identifica a degradação da floresta por meio de danos que ocorrem no solo me razão de atividades de madeireiros ou o fogo. O desmatamento é observado quando ocorre o corte raso da floresta, algo comumente associado à pecuária, agropecuária ou garimpo.

 

 

 

 

Com informações da Folha de S. Paulo.