MAMÃE FALEI

Arthur do Val forjou denúncia de pedofilia contra padre Júlio Lancellotti, dizem ex-membros do MBL

Ex-deputado estadual, cassado após sugerir turismo sexual no leste europeu, estaria por trás, junto de seu ex-assessor e outros membros do MBL, da criação de um perfil falso para incriminar o padre; objetivo seria turbinar sua campanha

Arthur do Val teria forjado denúncia de pedofilia contra o padre Júlio Lancellotti.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O ex-deputado estadual Arthur do Val, seu ex-assessor Guto Zacarias e o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, estão sendo acusados de terem forjado, de forma criminosa, uma denúncia de pedofilia contra o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, em 2020. O objetivo seria turbinar a campanha de Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", à prefeitura de São Paulo. 

A acusação foi feita por dois ex-membros do MBL em entrevista à revista Piauí, divulgada nesta sexta-feira (15). Segundo Fernando Dainese e Lucas Studart, que deixaram o grupo em dezembro de 2020 por, segundo eles, discordarem das "táticas" de seus membros, o ex-assessor de Arthur do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Guto Zacarias, teria criado uma conta no Facebook, em setembro daquele ano, com o nome "Matheus Rocha Nunes", um perfil fake de um jovem com 16 anos

Esse perfil foi utilizado para trocar conversas de cunho sexual com um suposto perfil do padre Júlio. Depois, o suposto diálogo foi gravado em vídeo e enviado à polícia de São Paulo em forma de denúncia anônima para acusar o religioso de pedofilia

O vídeo do padre foi produzido pelo MBL na época da campanha do Arthur. O Guto se passou por um menor de idade. Eu não estava à frente dessa situação. Mas eu vi ele fazer essa operação contra o padre", disse Fernando Dainese à Piauí. 

A reportagem revela que, enquanto Guto mantinha conversas com o suposto perfil de Lancellotti para produzir falsas provas contra o padre, Arthur do Val dava entrevistas dizendo que iria "desmascarar" o sacerdote

Pouco tempo depois, em outubro, Arthur do Val, então, anunciou em uma entrevista que recebeu "em primeira mão" uma denúncia de pedofilia contra o padre. "Eu recebi, e confesso que fiquei atônito, uma denúncia muito grave sobre o Julio Lancellotti, uma denúncia de pedofilia. E é uma denúncia que consta inclusive com vídeos, não estou falando algo da boca para fora", disse na ocasião. 

Os ex-membros do MBL ainda envolveram Renan Santos, que esteve com Arthur do Val na Ucrânia quando o ex-deputado sugeriu turismo sexual e se referiu a ucranianas de forma sexista, no esquema contra Júlio Lancellotti. "Era uma estratégia eleitoral do Renan", revelou Dainese. 

A denúncia forjada contra o padre foi arquivada pelo Ministério Público em agosto de 2021 por falta de materialidade. A defesa de Júlio Lancellotti afirma que o suposto diálogo com menor de idade usado na acusação foi manipulado. 

Já o MBL, através de seu chefe de comunicação, Israel Russo, negou a acusação feita pelos ex-membros do grupo. “São acusações falsas de desafetos bolsonaristas”, disse.