VIOLÊNCIA

Operação Escudo: Rota deixa 2 mortos na Baixada Santista

Nova edição da operação violenta ocorre após a morte do soldado Samuel Wesley Cosmo, em Santos

Imagem Ilustrativa.Créditos: Reprodução/Alma Preta
Escrito en BRASIL el

Medo e tensão voltam a assombrar a Baixada Santista. Uma nova edição da Operação Escudo foi deflagrada na região, após a morte do soldado do batalhão Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar (PM), Samuel Wesley Cosmo, atingido durante patrulhamento em Santos, nesta sexta-feira (2).

Uma ação da Rota deixou dois mortos na madrugada deste sábado (3). Além disso, um dos policiais foi atingido de raspão no braço, na Avenida Francisco da Costa Pires, bairro São Jorge, em Santos.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), um homem não identificado morreu depois de ter atirado contra policiais da Rota, a tropa de elite da PM, que estavam em patrulhamento.

O outro caso ocorreu em São Vicente. Ainda de acordo com a SSP, outro homem não identificado morreu depois de ter atirado em soldados da Rota na Avenida Sambaiatuba, bairro Jóquei Club, em São Vicente.

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, afirmou, em postagem no X (antigo Twitter), que houve dois confrontos envolvendo as equipes da tropa. “Já os criminosos foram neutralizados pelas equipes de Rota. Seguimos em operações”.

O primeiro caso foi registrado em Santos como morte em consequência de intervenção policial e tentativa de homicídio.

Na ocorrência de São Vicente, segundo a SSP, agentes da Rota deram ordem de parada a um homem, que teria fugido a pé e atirado na direção dos policiais. Eles revidaram e a pessoa morreu.

Primeira edição da operação resultou em 30 mortes

Em julho do ano passado, um soldado de 28 anos também da Rota foi morto dentro de uma viatura que trafegava pelo Guarujá, o que resultou numa resposta chamada pela SSP e pelo Palácio dos Bandeirantes de Operação Escudo, que num prazo de quase um mês resultou em 30 mortos, muitos deles apontados pelas comunidades da região como pessoas sem qualquer ligação com o crime. Há várias investigações em curso desde então que apuram denúncias de execuções sumárias.

Às 22h24, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma postagem nas redes confirmando a morte de Cosmo e se solidarizando com a família do policial. A SSP, minutos antes, anunciou o início de uma nova Operação Escudo como resposta para o ataque aos PMs.

“Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel”, escreveu o chefe do Executivo paulista.