RIO DE JANEIRO

VÍDEOS - Petrópolis (RJ) tem nova tragédia decorrente de temporais; 3 mortes foram confirmadas

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, as vítimas são de uma mesma família e estavam em casa quando o imóvel desabou; Veja o que se sabe sobre a tragédia

Imagens da tragédia de 2022 em Petrópolis.Créditos: Tânia Rego-Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Ao completar dois anos do maior desastre de sua história, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, vive nesta sexta-feira (22) mais uma tragédia causada por deslizamento de terra decorrente das fortes tempestades que a atingem. É o terceiro ano consecutivo que a população passa por semelhante situação de calamidade.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, 3 mortes já foram confirmadas na cidade. Um menino de 9 anos, uma mulher de 24 e uma idosa morreram num deslizamento. Eles estavam numa casa que desabou no bairro Alto Independência.

Além das vítimas, foram resgatadas outras 4 pessoas dos escombros, e ainda são procurados um homem de 25 anos e uma menina de 4, que seguem desaparecidos. Aparentemente todas as vítimas - entre mortos, desaparecidos e sobreviventes - são de uma mesma família.

O Corpo de Bombeiros realiza as buscas com o auxílio de cães farejadores de de moradores da região que ajudam na retirada dos escombros. As fortes chuvas começaram na noite da última quinta-feira (21).

Desde a última noite, os bombeiros foram acionados 56 vezes por conta dos desastres, de acordo com informações reveladas pelos Comitê de Chuvas do Governo do Estado. O governador Cláudio Castro (PL-RJ) está a caminho de Petrópolis, onde fará uma avaliação dos estragos. Nesse meio tempo, deu uma entrevista para a GloboNews em que afirmou que o problema da cidade é "impossível de ser resolvido".

A Defesa Civil de Petrópolis aponta 109 registros de ocorrência decorrentes das chuvas, sendo que 75 deles são de deslizamentos. O centro da cidade está alagado e a subida da Serra de Petrópolis, principal acesso à cidade a partir da capital fluminense, está interditada por razões de segurança a partir do pedágio de Duque de Caxias.

As aulas, seja do ensino público ou privado, estão suspensas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Educação pediu que os diretores e gestores das unidades as disponibilizem para que funcionem como abrigo.

Em outras localidades do Estado, as chuvas também fizeram vítimas. Em Arraial do Cabo, no litoral, um homem morreu após ser atingido por um raio. Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, uma casa desabou e um homem, o único ocupante, foi resgatado com vida.

Maior tragédia da história completa 2 anos

Na noite de 15 de fevereiro de 2022 ocorreram mais de 700 deslizamentos de terra na cidade. Alguns deles atingiram bairros densamente habitados e produziram a morte de pelo menos 235 pessoas em decorrência dos deslizamentos. Em 20 de março, após novos temporais, mais 7 pessoas morreram. Foi o maior desastre da história da cidade.

Veja imagens dos alagamentos em Petrópolis