Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de fevereiro de 2020, 06h40

Coronavírus: Anvisa fará avaliação clínica de passageiros de navio que atraca em Santos

Em nota, Anvisa contradiz a Secretaria de Saúde de Santos, que havia informado que dois tripulantes do navio que chega hoje à cidade estariam com suspeitas de coronavírus

Vista aérea do Porto de Santos (Wikipedia)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota neste domingo (16) em que diz que fará uma avaliação clínica de todos os passageiros do navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa, que vai atracar no porto de Santos nesta segunda-feira (17).

“Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica do Estado de São Paulo e do município de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação”, diz o documento.

Na nota, a agência contraria a Secretaria de Saúde de Santos, que havia informado, por meio de nota, que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade havia sido notificado pela própria Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong.

“A Anvisa reforça a informação que não há nenhum tripulante doente no navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa. A embarcação chegará ao Porto de Santos na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, e, até o momento, não há nenhum motivo para preocupação”, diz o texto divulgado pela Anvisa.

Pelo Twitter, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM-MS) enfatizou que não casos de tripulantes doentes ou suspeitos de coronavírus no navio de bandeira chinesa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum