Funai solta comunicado em que diz não ter relação com encontro liderado por Raoni

"Em nada está alinhado à política institucional desta fundação", disse a instituição sobre encontro que debateu as crescentes ameaças aos indígenas no governo de Jair Bolsonaro

Foto: Mário Vilela/Funai/Divulgação
Escrito en BRASIL el

O perfil oficial da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou nesta quarta (15), via redes sociais, que o evento organizado pelo Cacique Raoni é "um evento totalmente privado e em nada está alinhado à política desta fundação".

O Encontro dos Povos Mebengokrê começou nesta terça (14), reunindo cerca de 450 lideranças indígenas . O evento acontece na Terra Indígena Capoto Jarina, às margens do rio Xingu, no Mato Grosso, e vai até sexta-feira (17).

Nota: Encontro dos Povos Indígenas no Xingu Cabe à Funai esclarecer que o encontro de indígenas realizado no estado de Mato Grosso é um evento totalmente privado e em nada está alinhado à política institucional desta fundação. — Funai (@funaioficial) January 15, 2020
  O tema do debate será as crescentes ameaças e ataques aos indígenas e suas terras no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro, além da demarcação de terras, mega empreendimentos que afetam territórios e desmonte das políticas indigenistas.
“Nos últimos 12 meses, o mundo vem acompanhando a crescente onda de ameaça aos povos tradicionais brasileiros. Nesta oportunidade, indígenas de diferentes gerações pretendem elaborar um plano de ação em conjunto para enfrentar o problema”, diz a organização do encontro.