Luiz Antônio Simas: A história da polícia que matou mais uma criança

"A PM foi criada para matar e morrer e nesse sentido é uma das instituições mais bem sucedidas do Brasil: mata e morre", disse o historiador em uma breve aula no Twitter sobre a história da Polícia Militar; confira

Uma sequência de tuítes do escritor e historiador Luis Antônio Simas, publicada neste sábado (21), contribui para a compreensão da lógica da Polícia Militar que, nesta madrugada, assassinou uma criança de 8 anos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

A morte de Agatha Félix, atingida com um tiro de fuzil pelas costas, revoltou a população das favelas, que saiu às ruas do Alemão em um protesto contra a política genocida de segurança do atual governo do estado, e causou indignação em internautas nas redes sociais.

Simas deu uma breve aula sobre a história da Polícia Militar e atenta para o fato de que a política de morte da PM não é um aspecto que deu errado mas, pelo contrário, que deu certo.  “Sou dos que acham que não adianta dotar esta polícia de um suposto ‘perfil cidadão’, ensinado em algumas aulas, e tá resolvido. O buraco é mais embaixo. A PM foi criada para matar e morrer e nesse sentido é uma das instituições mais bem sucedidas do Brasil: mata e morre”, pontuou.

Confira, abaixo, a sequência completa.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR