Brasil

Suástica em cartaz foi “chamado divino”, diz manifestante da Câmara de Porto Alegre

Segundo a delegada responsável pela investigação do protesto extremista, mulher alegou que teria ido sozinha. Polícia busca descobrir se há pessoas por trás dos manifestantes

Compartilhar

A mulher que levou um cartaz com uma suástica nazista em manifestação extremista ocorrida na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) na última quarta-feira (20) afirmou que fez o material após receber um “chamado divino”. Segundo informação da “Folha de S. Paulo”, ela também disse que teria ido sozinha ao protesto.

“Ela alegou que foi sozinha, que ela realmente confeccionou os cartazes, mas que ela foi sozinha. Que teria recebido um chamado divino para fazer essa manifestação, e aí ela confeccionou os cartazes e foi. Que não teria envolvimento nenhum de ordem política ou ideológica”, explicou a delegada Andrea Mattos, da Delegacia de Combate à Intolerância da cidade.

Durante a sessão, na qual os vereadores discutiam o veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) ao passaporte da vacina, parlamentares foram agredidos e Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Laura Sito (PT) chamadas de “lixo” e “empregadas” por uma mulher visivelmente descontrolada. 

De acordo com a delegada, a manifestante afirmou que levou os cartazes com a suástica com o objetivo de fazer uma comparação entre o passaporte vacinal e as ações do regime nazista pois, segundo ela, ambos querem controlar a vida da população por meio de decisões do Estado. O uso desses símbolos, entretanto, é proibido.

Mattos disse, também, que a investigação busca descobrir se há pessoas por trás dos manifestantes. “Queremos identificar se tem alguma liderança, seja ela qual for, por parte dos outros vereadores ou pessoas de extrema direita, manifestantes.”

Notícias relacionadas

Em entrevista à Revista Fórum, o vereador Leonel Radde (PT) relatou que os negacionistas fazem parte de um grupo organizado e financiado por parlamentares e empresários. “Muitos já fizeram outras ações racistas, são pessoas sabidamente nazistas”, afirmou.

A bancada do PT e da oposição foram à Delegacia de Combate à Intolerância para denunciar os participantes do ato. “Vamos pensar uma ação conjunta em relação ao descontrole e à falta de segurança evidente e proposital. Boa parte dos indivíduos que estavam lá são armamentistas. Pessoas que tem uma disposição e uma lógica de invasão de espaço para eliminar opositores”, disse Radde.

Este post foi modificado pela última vez em 23 out 2021 - 07:32 07:32

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.

Por
Carolina Fortes

Última hora

  • Cultura

“Marighella” será exibido na quadra do Sindicato dos Bancários em SP

Evento gratuito e aberto para a população nesta sexta-feira (3) contará com presença de estudantes…

2 dez 2021 - 23:07
  • Alexandre Padilha

Variante Ômicron: o que temos que fazer – Por Alexandre Padilha

Por mais que a ciência tenha desenvolvido em pouco tempo vacinas eficazes contra a Covid-19,…

2 dez 2021 - 22:45
  • Debates

Improbidade administrativa em xeque – Por Gilmar Brunizio

É primordial ficar atento às novas regras sobre indisponibilidade de bens e as alterações da…

2 dez 2021 - 22:32
  • Notícias

Maria Paula e Adriana Samartini agitam live em concurso cultural de bancários da Caixa

Final do "Talentos 2021" é neste sábado (4), às 17h. Concurso é realizado pela Fenae…

2 dez 2021 - 22:22
  • Redes Sociais

Live do Podpah com Lula tem mais de 2 milhões de acessos e “flopa” transmissão de Bolsonaro

Entrevista de Lula ao podcast Podpah chegou a ter quase 300 mil ouvintes simultâneos no…

2 dez 2021 - 22:20
  • Debates

Do gado nelore ao gado bolsonarista: povo marcado, povo feliz!

O touro da B3, a prova do ENEM, e o futuro da agropecuária no Brasil...…

2 dez 2021 - 22:10