Mato Grosso do Sul decreta toque de recolher por Covid-19

Restrição de circulação entra em vigor segunda-feira; estado é o 3º a adotar medida para tentar reduzir infecções pelo novo coronavírus

Escrito en CORONAVÍRUS el

Depois de Paraná e Santa Catarina, agora é a vez de o Mato Grosso do Sul decretar toque de recolher para tentar diminuir as infecções pelo novo coronavírus no estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decidiu que a medida vale por 15 dias a partir da próxima segunda-feira (14).

De acordo com o decreto publicado nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial, os sul-mato-grossenses não poderão sair de casa entre as 22h e as 5h do dia seguinte. A medida será válida nos 79 municípios do estado.

As exceções previstas são nos casos de trabalho e emergência médica. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição.

“Estamos no limite de ocupação dos leitos em todo o Mato Grosso do Sul. Se não adotássemos essa medida neste momento poderíamos explodir a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Azambuja. “Como a cada dia que passa mais pessoas estão sendo contaminadas, tivemos que pisar no freio para não faltar leitos. Tivemos que tomar essa atitude para evitar mais mortes”, disse ele.

A fiscalização do toque de recolher ficará a cargo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária Estadual. Guardas municipais e vigilâncias sanitárias municipais vão reforçar a inspeção.