América Latina supera marca de 1 milhão de casos de coronavírus, com mais de 50 mil mortes

Brasil é o maior responsável por esses números, já que possui a metade dos casos no subcontinente, e quase dois terços das mortes por covid-19 registradas até o momento

Coronavírus na América Latina (foto: Foreign Policy Research Institute)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Nesta quarta-feira (3), a região da América Latina e Caribe superou a marca de 1 milhão de casos de coronavírus, confirmando os alertas da OMS (Organização Mundial da Saúde), de que a região é o novo epicentro da pandemia.

Segundo números da Universidade Johns Hopkins, somando as estatísticas de todos os países do subcontinente, há 1,13 milhão de pessoas infectadas em toda a região. Também já foram registradas quase 56 mil mortes (taxa de letalidade de 4,9%), enquanto os recuperados seriam 551 mil (48,8% do total).

O Brasil é o país que mais contribui com esses números, já que tem quase da metade dos infectados por covid-19 na região, com 555 mil (poderia superar a metade, após a atualização das estatísticas nesta quarta, que ainda não havia sido divulgada até a publicação desta matéria).

A liderança do ranking de mortes na América Latina também é do Brasil, e por uma vantagem ainda maior, já que suas 31 mil vítimas (também sem contar a atualização desta quarta) o fazem ter quase dois terços do total da região.

Entre os recuperados, o Brasil também encabeça a lista, mas com bem menos da metade dos casos (223 mil), e isso sem contar o fato de que as estatísticas apresentadas pelo país a esse respeito vêm sendo questionadas por especialistas, como o virologista Átila Iamarino.