Fórum Educação
18 de Maio de 2020, 14h25

Bernardo Küster, editor do site de Olavo de Carvalho, diz que desde 2003 cloroquina é eficaz contra Covid-19

O primeiro caso da doença foi registrado em dezembro de 2019, em Wuhan, na China

Bolsonaro com editores do site de Olavo de Carvalho, Paulo Briguet e Bernardo Küster (Reprodução/Twitter)

O site Brasil sem Medo, lançado em dezembro do ano passado por Olavo de Carvalho, publicou uma notícia neste sábado (16) que diz que a cloroquina é estudada contra a Covid-19 desde 2003. O primeiro caso da doença, no entanto, foi registrado em 12 de dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

“Conheça 50 estudos que comprovam, desde 2003, a eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina contra a Covid-19”, diz a chamada do texto assinado pelo youtuber bolsonarista Bernardo Küster.

Apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como o principal medicamento para o tratamento do coronavírus, a cloroquina ainda não teve sua eficiência comprovada por estudos médicos.

O médico e ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que uma prescrição generalizada do medicamento poderia aumentar o número de mortes em casa.

“Começaram a testar [a cloroquina] pelos graves que estão nos hospitais. Do que sei dos estudos que me informaram, e não concluíram, 33% dos pacientes que estavam em hospital, monitorados com eletrocardiograma contínuo, tiveram que suspender a cloroquina porque deu arritmia que poderia levar a parada. Esse número assustou, é alto”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum