Dados do governo mostram que Brasil pode ter mais de 70 mil mortes por coronavírus

Ministério da Saúde tem atualizado com atraso os números já divulgados. Mortes até início de maio superam 16 mil, mais do que o dobro anunciado à época

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O atraso nas notificações das mortes por coronavírus no Brasil tem feito com que o Ministério da Saúde atualize os dados da doença dias depois da divulgação do número. O balanço de 2 de maio da pasta, por exemplo, apresenta hoje 140% mais óbitos do que havia sido divulgado.

Seguindo a mesma projeção, o número de mortes por coronavírus até agora pode ser superior a 70 mil, visto que 29.314 foram confirmados pela pasta no último boletim. O número apresentado até agora, no entanto, já faz com que o país supere a França em vítimas fatais da doença.

A discrepância dos dados ocorre porque a pasta tem divulgado diariamente números de acordo com o dia em que são notificados, não quando ocorreram. Uma das principais causas para a subnotificação é a escassez de exames, assim como a demora para que seus resultados sejam divulgados.

A atualização de 2 de maio do governo, por exemplo, falava em 6.724 mortes pela doença. Contudo, uma outra base de informações do ministério mostra que há dois grupos de dados que devem ser adicionados a esse número, totalizando então 16.144 óbitos, número 140% superior ao que foi divulgado inicialmente.

Parte dos novos dados que a pasta tem utilizado para atualizar o número de óbitos refere-se às "possíveis mortes por Covid-19", mas que foram registradas como Síndrome Respiratória Aguda Grave sem causa definida.

Com informações da Folha de S.Paulo.