OMS anuncia que vai retomar estudos sobre uso de hidroxicloroquina contra coronavírus

Na semana passada, a organização havia suspendido os testes com o medicamento após estudo afirmar que a droga aumenta risco de morte por problemas cardíacos

Caixa de sulfato de hidroxicloroquina - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma semana após suspender os testes com a hidroxicloroquina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (3) que vai retomar os estudos sobre o uso do medicamento contra o coronavírus. A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus.

Em sua fala, Tedros afirmou que a decisão de suspensão dos estudos havia sido tomada por precaução, pois as pesquisas apontavam para um possível aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia.

"O Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados do Estudo de Solidariedade está analisando os dados. Com base nos dados de mortalidade disponíveis, os membros do comitê recomendaram que não houvesse motivos para modificar o protocolo do estudo", disse Tedros.

"O Grupo Executivo recebeu esta recomendação e endossou a continuação de todos os ramos do Estudo de Solidariedade, incluindo a hidroxicloroquina", continuou.

O diretor da OMS também afirmou que mais de 3.500 pacientes foram recrutados em 35 países para participar dos estudos.

Mesmo sem estudos sólidos que confirmem a eficácia do medicamento, o Ministério da Saúde não voltou atrás com o protocolo divulgado na segunda-feira (20) que traz diretrizes para uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, inclusive os com sintomas leves.

https://twitter.com/WHO/status/1268213233237872642

Temas