Rumo ao abismo: Bolsonaro copia Trump em meio a caos nos EUA por coronavírus

Segundo a OMS, os Estados Unidos podem se tornar o novo epicentro da pandemia da Covid-19

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro feito em rede nacional na noite desta terça-feira (24) segue na mesma linha adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade”, disse Bolsonaro durante discurso feito à nação.

Pelo Twitter, Trump fez a seguinte publicação: “Nosso pessoal quer voltar ao trabalho. Eles praticarão o Distanciamento Social e tudo mais, e os idosos serão vigiados de forma protetora e amorosa. Nós podemos fazer duas coisas juntos. A cura não pode ser pior (de longe) do que o problema! O Congresso DEVE AGIR AGORA. Vamos voltar fortes!”.

A proximidade das declarações liga um sinal de alerta para o Brasil, tendo em vista a avaliação da Organização Mundial da Saúde de que os EUA devem se tornar o próximo epicentro da pandemia.

“Estamos vendo agora uma aceleração muito grande de casos nos EUA. Portanto, ele tem esse potencial [de se tornar o centro da pandemia]”, disse Margaret Harris, porta-voz da OMS, nesta terça-feira. 

Segundo o Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins, os EUA já registram 53.740 pacientes infectados e 703 mortes. No Brasil, até o momento são 2.201 pacientes infectados e 46 mortos, segundo o Ministério da Saúde.

Os Estados Unidos são o terceiro país do mundo com mais infectados, atrás apenas da China e da Itália.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR