REAÇÃO

"Riquinhos que se acham patriotas”: redes sociais protestam contra ataque a Gilberto Gil

Caetano Veloso, Daniela Mercury, Felipe Neto, Randolfe Rodrigues, Preta Gil e Chico Pinheiro. Veja as mensagens em solidariedade a Gilberto Gil que circulam nas redes sociais

Um brasileiro.Gilberto Gil está no Catar para assistir aos jogos da Copa do Mundo.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

A manhã deste domingo (27) está sendo marcada pela solidariedade a Gilberto Gil pelo ataque sofrido pelo cantor e ex-Ministro da Cultura no Catar. Abordado por apoiadores golpistas do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), Gil recebeu solidariedade de figuras como seu parceiro de música e amigo Caetano Veloso, da filha Preta Gil, da cantora Daniela Mercury, além do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), do jornalista Chico Pinheiro e do influenciador digital Felipe Neto.

Chamando Gil de “meu irmão na música e na vida”, Caetano foi um dos primeiros a se manifestar. Com postagem feita um pouco depois das 2h30 da madrugada deste domingo, o cantor e compositor classifica como injúria a agressão cometida pelos bolsonaristas e presta solidariedade ao “gênio Gil”. Caetano Veloso ainda pede punição aos criminosos. 

Imagem: Reprodução/Twitter

Riquinhos

Gênio foi também o termo utilizado por Chico Pinheiro para se referir a Gilberto Gil. O jornalista ainda enalteceu a premiada carreira artística do cantor e fez questão de demarcar com o bolsonarismo, chamando os agressores de “bandos riquinhos [ que] se acham patriotas”.

Imagem: Reprodução/Twitter

Aliás, a combinação entre solidariedade e pedido de punição a este e a outros ataques similares que vêm ocorrendo no Brasil foi a tônica das mensagens. O reforço de que o artista agredido é um octogenário também se fez presente nas postagens.

“Já passou da hora do poder legislativo criar um projeto de lei contra esses delinquentes que jogam ódio contra pessoas na rua por motivos políticos”, postou indignado Felipe Neto. Já o senador Randolfe Rodrigues pediu providências da FIFA.

Imagem: Reprodução / Twitter

Já a cantora baiana Daniela Mercury está à procura dos culpados, e ofereceu abadá e ingressos para shows a quem ajudar a identificá-lo.

Imagem: Reprodução / Twitter

A filha do cantor, Preta Gil, classificou o fato como “violento e assustador”. Na mensagem, diz que tanto ela quanto o pai estão acostumados a conviver com a diferença, sempre de forma civilizada. A cantora fez questão de dizer que não acredita que todo eleitor do atual presidente seja assim: “Eu realmente acho que nem todo eleitor do Bolsonaro seja a escória da humanidade, mas esse infelizmente é”. Em seguida, diz-se revoltada. “O Bolsonarismo Mata e fere, isso tem que acabar”, conclui Preta.

Imagem: Reprodução/Twitter