ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Nando Reis denuncia montagem em que parece levar vaia por “Fora Bolsonaro”

Cantor afirma em nota que “a manipulação sonora do vídeo dá a entender, inclusive, que Nando Reis endossaria o apoio político ao presidente, o que é o oposto da verdade”

Nando Reis.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Nando Reis denunciou em suas redes sociais nesta quarta-feira (27), um vídeo montagem que circulou nas redes bolsonaristas em que parece que ele é vaiado após fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a nota, “trata-se de uma manipulação sonora de um vídeo captado no dia 16 de julho, durante a apresentação do artista no Festival Prime Rock, em Belo Horizonte”.

O texto diz ainda que “o vídeo em questão mostra a plateia do show em uma falsa manifestação de apoio ao atual presidente da República, quando, na verdade, a imensa maioria do público se manifestava de forma contrária, exaltando as críticas ao chefe de Estado”.

Fake News

“A manipulação sonora do vídeo dá a entender, inclusive, que Nando Reis endossaria o apoio político ao presidente, o que é o oposto da verdade. Nando é um defensor da democracia e se posiciona de forma contrária ao atual governo”, afirma a nota.

Ao final, o texto lembra que “a publicação de fake news envolvendo artistas críticos ao atual governo faz parte de uma estratégia de intimidação que tem por objetivo calar a classe artística”.

Leia a nota na íntegra e veja o vídeo sem manipulação abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Esta semana, infelizmente, tomamos conhecimento de uma fake news envolvendo o artista Nando Reis. Trata-se de uma manipulação sonora de um vídeo captado no dia 16 de julho, durante a apresentação do artista no Festival Prime Rock, em Belo Horizonte. O vídeo em questão mostra a plateia do show em uma falsa manifestação de apoio ao atual presidente da República, quando, na verdade, a imensa maioria do público se manifestava de forma contrária, exaltando as críticas ao chefe de Estado. A manipulação sonora do vídeo dá a entender, inclusive, que Nando Reis endossaria o apoio político ao presidente, o que é o oposto da verdade. Nando é um defensor da democracia e se posiciona de forma contrária ao atual governo. Neste show, Nando contou, inclusive, com a participação da MC Anarandá, representante do povo Guarani-Kaiowá, e dividiu com o público a sua indignação e tristeza com o atual desmonte das políticas públicas que protegem os povos indígenas no Brasil. Paralelamente ao ocorrido, alguns setores da imprensa divulgaram em massa o vídeo, causando ainda mais nebulosidade sobre o ocorrido. É importante esclarecer que a publicação de fake news envolvendo artistas críticos ao atual governo faz parte de uma estratégia de intimidação que tem por objetivo calar a classe artística. O artista Nando Reis jamais se intimidará por medo de manifestar a sua opinião enquanto parte da classe artística, mas, sobretudo, como cidadão brasileiro.