JOÃO DONATO

João Donato – morre no Rio o compositor e pianista, um dos últimos gênios da Bossa Nova

Autor de canções inesquecíveis como “Amazonas”, “Lugar Comum”, “Bananeira” entre outras, tinha vários problemas de saúde

João Donato.Créditos: EKATERINA BASHKIROVA/Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor, compositor e pianista João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do músico.

Donato era um dos últimos gênios da Bossa Nova ainda vivos. Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.

O músico, que recentemente teve uma infecção nos pulmões, morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde.

Autor de vasta discografia, foi parceiro de vários grandes nomes da nossa música como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.

Em sua infância, ele costumava brincar de música com flautinhas de bambu e panelas. Depois, recebeu de presente um acordeom de oito baixos e, mais tarde, um instrumento maior.

Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro com a família. Aqui, começou a tocar em festas de seu colégio — numa delas, conheceu o grupo Namorados da Lua e fez amizade com Lúcio Alves, Nanai e Chicão.

Quatro anos depois, já atuava em jam-sessions realizadas na casa de Dick Farney e no Sinatra-Farney Fan Club, do qual era membro.

Em 1951, participou do programa de música nordestina “Manhãs da roça”, comandado por Zé do Norte, na Rádio Guanabara. Nessa época, começou a estudar piano.

Iniciou sua carreira profissional em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, com o qual gravou, nesse ano, um 78 RPM contendo as canções “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) e “Feliz aniversário” (Altamiro Carrilho e Ari Duarte).