CINEMA NACIONAL

Documentário com Celso Amorim e Noam Chomsky traz novo olhar sobre a política latino-americana

“Utopia Tropical” chegará aos cinemas no dia 7 de março; longa é considerado por Luiz Carlos Barreto "um dos maiores filmes da história do cinema brasileiro"

Celso Amorim e Noam Chamsky analisam governos na América Latina em filme.Créditos: Cartaz/Divulgação
Escrito en CULTURA el

O novo documentário de João Amorim, "Utopia Tropical", estreia em 7 de março nos cinemas, com distribuição da O2 Play e produção da Amorim Filmes. O diretor, conhecido por obras como "2012: Tempo de Mudança" (2010) e "Chicago 10" (2007), mergulha em um tema crucial: a ascensão dos governos de esquerda na América Latina nas últimas décadas e a análise dos avanços sociais e os desafios enfrentados pelos respectivos governos.

Com o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o político estadunidense Noam Chomsky, o documentário reflete o panorama das transformações políticas no continente e, principalmente, no Brasil.

“Apesar de em Utopia Tropical fazermos um retrato das últimas décadas, o filme fala justamente da necessidade de estarmos alertas, trabalhando juntos para uma sociedade mais justa, que respeite e dê voz à diversidade, à natureza, aos povos originários”, destaca o cineasta, filho de Celso Amorim. O documentário utiliza uma rica combinação de recursos visuais e auditivos para narrar a história da região. 

As animações de César Coelho, fundador do Anima Mundi, dão vida aos personagens e cenários, enquanto imagens de arquivo cuidadosamente pesquisadas fornecem um contexto histórico. A trilha sonora original de Filipe Rasta integra a narrativa, enquanto canções icônicas de Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso trazem a cultura musical brasileira.

''Acredito que estamos sujeitos a grandes ciclos históricos, e certamente existe uma vontade da classe dominante em permanecer no poder e isso se aplica a nações também. No caso da relação entre Estados Unidos e a América Latina, podemos evidenciar esses ciclos com clareza. Como Celso diz, toda vez que surge um governo de esquerda, nacionalista, com enfoque em causas sociais, ele é seguido de um golpe, ou uma tentativa de tomada de poder'', ressaltou João Amorim.

Cartaz do filme. Crédito: Divulgação

“O maior filme feito na história do cinema brasileiro”

Para o diretor Luiz Carlos Barreto, o filme é “o maior filme feito na história do cinema brasileiro”, por aprofundar de forma única questões globais como a desigualdade, a economia, a guerra, as mudanças climáticas e a política, mas com enfoque na “América Invertida”.

Aclamado em festivais renomados como o Festival do Rio, Festival de Brasília, Mostra de São Paulo e Festival de Havana, o documentário "Utopia Tropical" conquistou também reconhecimento internacional no Festival Indie Independente de Madrid, no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, no Caribbean Sea International Film Festival (Venezuela), no FIFDH (Festival International de Films et Droits Humains), no Festival Independente de Cinema da Europa e ainda no London Director Awards. Confira o teaser: