Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 19h16

Fernanda Montenegro estampa capa histórica contra a censura

Vestida de bruxa medieval, Fernanda Montenegro aparece em foto em frente a pilha de livros prontos para serem queimados por censores

Foto: Mariana Maltoni (Reprodução/Twitter)

A atriz Fernanda Montenegro estará na capa da edição de outubro da revista Quatro Cinco Um, especializada em literatura, com um chamado contra a censura. Vestida de preto e amarrada em frente a uma pilha de livros, a atriz aparece em foto remetendo à queima de bruxas do período medieval.

Em reportagem intitulada “Salvem os Livros. E as Bruxas”, a única atriz brasileira vencedora do Emmy Internacional faz um chamado contra a censura. A foto viralizou nas redes sociais e veio acompanhada da frase “Quando acenderem as fogueiras, eu quero estar ao lado das bruxas”. Não se sabe se a frase foi dita pela atriz, mas a revista compartilhou uma das publicações com essa mensagem em seu Instagram.

A foto é uma clara mensagem contra a tentativa de cerceamento de publicações promovidas recentemente pelo prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, na Bienal do Livro, e pelo governador de São Paulo, João Doria, em veto a livros didáticos.

Além do ensaio, Fernanda viverá uma bruxa nos cinemas, no longa “As Bruxas”, dirigido pelo seu filho, Cláudio Torres.

Mariana Maltoni/Reprodução/Instagram

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum