PROIBIDO COMER?

VÍDEO: GCM tenta impedir distribuição de marmitas a pessoas em situação de rua em SP

Denúncia foi feita pelo padre Júlio Lancellotti: "Queriam que as pessoas desaparecessem"

GCM tenta impedir distribuição de marmitas a pessoas em situação de rua, denuncia Padre Júlio.Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, denunciou nesta segunda-feira (4) que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) tentou impedi-lo de distribuir marmitas de almoço a pessoas em situação de rua, na Praça Princesa Isabel, região central da capital paulista. 

Vídeo divulgado pelo religioso mostra um guarda o orientando a não fazer a distribuição de comida naquele local. Isso porque equipes da prefeitura realizavam, naquele momento, uma operação para desmontar barracas de pessoas em situação de rua e expulsá-las da praça, que fica próxima à região conhecida como Cracolândia

Para o padre, trata-se de mais uma ação higienista, já que a administração pública, recorrentemente, expulsa pessoas em situação de rua de determinados locais sem dar assistência social adequada, o que faz com que novos acampamentos sejam montados em outros lugares. 

"A coisa estava tensa, confusa, com muitos guardas municipais. Eles não queriam que distribuísse as marmitas, mandavam mudar de lugar. Eu disse que não mudaria. Fazem isso justamente para evitar [que as pessoas permanecessem ali]. Queriam que as pessoas desaparecessem", disse Júlio Lancellotti à Fórum. Apesar da ação dos guardas, o padre conseguiu distribuir todas as marmitas que programou doar nesta segunda-feira.  

Fórum procurou a secretaria de Segurança Urbana da prefeitura de São Paulo, responsável pela GCM, para obter um posicionamento sobre a ação dos guardas denunciada pelo padre. Em nota, a pasta não fez qualquer comentário sobre a tentativa de impedir a distribuição de marmitas, se limitando a dizer que "não ocorreu nenhum conflito na região da Praça Princesa Isabel e na Nova Luz, território que abrange as Alamedas Glete, Nothman e Cleveland e Rua Helvétia"

"Os profissionais de segurança seguem as diretrizes das políticas públicas de segurança municipal, baseada em protocolos de policiamento preventivo e comunitário. A ação dos agentes é acolhedora e humanizada, visando a proteção dos servidores e a continuidade dos serviços públicos. A corporação apoia as ações de fiscalização dos agentes municipais das Subprefeituras, Secretarias da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Urbanismo e Licenciamento, Habitação, bem como as ações de zeladoria urbana", afirma ainda. 

 

Confira os vídeos da ação divulgados pelo padre