PRESSÃO

Santander corta patrocínio a campeonato espanhol após caso de racismo contra Vini Jr

Vinicius Jr pressionou patrocinadores a abandonar La Liga; maior banco da Espanha encerra contrato

Créditos: Divulgação/Facebook Real Madrid
Créditos: Reprodução/EA
Escrito en ESPORTE el

A La Liga perdeu o seu primeiro grande patrocinador após a repercussão do caso de racismo contra Vinicius Junior. O Santander, maior banco espanhol e um dos principais patrocinadores do campeonato, anunciou que não vai renovar o contrato com a liga.

O Santander detinha o naming rights do campeonato espanhol, que se chamava 'La Liga Santander'. Em nota, o banco afirmou que não pode tolerar o racismo e que o contrato não será continuado no ano que vem.

Contudo, a descontinuidade do contrato já havia sido confirmada em julho do ano passado, com a venda do naming rights para a EA Sports confirmada para a temporada de 2023-2024.

Na segunda-feira, Vini questionou os patrocinadores do campeonato. "Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana? O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não. Não é futebol, é desumano", disse o atleta.

A La Liga anunciou tímidas medidas contra o Valencia após o caso de racismo, como o fechamento de apenas um setor do estádio Mestalla, onde as ofensas ocorreram.

"Consideramos que penalizar e privar todos os adeptos que não estiveram envolvidos nestes infelizes incidentes de verem a sua equipa é uma medida totalmente desproporcionada, injusta e inédita contra a qual iremos lutar", argumenta o clube espanhol, que também recebeu uma punição financeira.

La Liga demitiu o árbitro responsável pela expulsão de Vinicius Jr e anulou o cartão vermelho sofrido pelo jogador durante a última partida do campeonato espanhol.

O grupo de ativistas digitais Sleeping Giants iniciou uma campanha em espanhol para pressionar as empresas que patrocinam a competição a retirar seu patrocínio.

Puma e socios.com lamentaram eventos racistas, mas não anunciaram suspensões contratuais. Já Microsoft, EA Sports, cervejaria Mahou e outras marcas que bancam a competição não se pronunciaram.

O Sindicato dos Bancários celebrou a vitória. “Parabenizamos a atitude do Santander de encaminhar o encerramento do patrocínio da LaLiga, que tinha desde 2016. A atitude do banco mostra que não será tolerável em nenhum espaço ou tipo de negócio qualquer tipo de preconceito”, afirmou Luiz Cassemiro, secretário-executivo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. “Esperamos que as autoridades da Espanha identifiquem os envolvidos no episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e puna-os ao regime da lei”, complementou o dirigente.

Atualizamos: O contrato entre Santander e La Liga já havia um fim confirmado para o contrato desde julho de 2022. Contudo, a empresa reiterou a confirmação após o caso de racismo ocorrido no último domingo.