Próximo a Lula, Olaf Scholz é eleito chanceler da Alemanha no lugar de Angela Merkel

Social-Democrata, Scholz recebeu 395 votos dos 707 deputados (mais do que os 369 necessários) e foi nomeado chefe do governo alemão no lugar de Angela Merkel, que ficou 16 anos no cargo.

Lula se reúne em Berlim com Olaf Scholz, vencedor da última eleição na Alemanha e provável sucessor de Merkel (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

Menos de um mês após encontrar o ex-presidente Lula (PT) e expor seu desejo de "continuar nosso diálogo", Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata, foi eleito chanceler pelo parlamento alemão, encerrando os 16 anos de governo da conservadora Angela Merkel.

Leia também:
Olaf Scholz: saiba quem é o social-democrata que deve suceder Angela Merkel na Alemanha
“Espero continuar nosso diálogo”, diz Scholz, provável sucessor de Merkel, a Lula

Scholz recebeu 395 votos dos 707 deputados presentes (mais do que os 369 necessários), num pleito que já tinha resultado conhecido de antemão. Ele recebeu 303 votos contrários, e houve seis abstenções.

A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), horário de Brasília. Em seguida, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, nomeou Scholz como chefe de governo. Com a entrega da certidão de nomeação, o poder foi oficialmente transferido de Merkel para seu sucessor.

Scholz, de 63 anos, foi Ministro das Finanças e vice-chanceler no quarto mandato de Merkel, quando o Partido Social-Democrata (SPD) foi o parceiro minoritário em uma coalizão liderada pela União Democrata-Cristã (CDU) da antiga chanceler. Nas eleições federais de setembro, os papéis se inverteram, e o SPD foi o partido mais votado, com 25,7%, à frente da CDU, que ficou com 24,1%.

Encontro com Lula

Em encontro com Lula, durante o giro pela Europa do ex-presidenta brasileiro, Scholz afirmou que espera “continuar o diálogo” com o petista, que lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022 no Brasil.

“Estou muito satisfeito com nossa boa conversa e espero continuar nosso diálogo“, escreveu Scholz no Twitter, compartilhando publicação do ex-presidente brasileiro. Ele deve suceder a atual chanceler alemã, Angela Merkel.

Em seu tuite, Lula diz que a “agradável conversa” teve como foco “a formação de um novo governo e sobre a importância de fortalecer a cooperação Brasil Alemanha”.

O encontro, no entanto, foi ignorado pela mídia liberal brasileira, enquanto teve destaque nos jornais da Alemanha.

https://twitter.com/OlafScholz/status/1459448188071464962

Temas