CIDADÃOS DO REICH

Polícia prende grupo neonazista que tramava golpe com ataques armados

Neonazistas tinham um plano de agregar líderes da extrema-direita e ex-militares a promoverem uma invasão no Parlamento e tomar o poder na Alemanha.

O "príncipe Heinrich XIII", líder neonazista, é preso na Alemanha.Créditos: Departamento de Polícia da Alemanha
Escrito en GLOBAL el

Na manhã desta sexta-feira (7), 25 neonazistas ligados ao movimento Reichsbürger (Cidadãos do Reich) foram presos na Alemanha após investigação da Procuradoria-Geral revelar um plano para um golpe de estado com ataques armados a várias autoridades do país europeu, governado pelo progressista Olaf Scholz.

Segundo informações da BBC, os neonazistas tinham um plano de agregar líderes da extrema-direita e ex-militares a promoverem uma invasão no Parlamento e tomar o poder no país - aos moldes do que pedem os extremistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no Brasil.

Em nota, a procuradoria informa que os presos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, com um pequeno grupo armado, no Bundestag”, uma espécie de Câmara dos Deputados da Alemanha. 

O Reichsbürger rejeita a Constituição implementada na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Um dos principais líderes é um homem de 71 anos que se apresenta como príncipe Heinrich XIII.

Três outras pessoas, incluindo um russo, são suspeitas de apoiar a organização. Uma pessoa foi detida na cidade austríaca de Kitzbuehel e outra na cidade italiana de Perugia.

Cerca de três mil agentes participaram na operação policial, que incluiu buscas em 130 locais em 11 dos 16 estados da Alemanha.

Segundo o jornal Der Spiegel, as buscas incluíram o quartel da KSK, a unidade de forças especiais da Alemanha, na cidade de Calw, no sudoeste do país.