REEDIÇÃO DA GUERRA FRIA

Rússia ameaça colocar mísseis na América Latina caso EUA avancem na Ucrânia

Deputado do partido de Putin disse em entrevista que "a implantação de bases militares na América Latina pode ser parte da resposta" aos Estados Unidos

Nicolás Maduro e Vladimir Putin, presidentes da Venezuela e da Rússia.Créditos: Prensa Presidencial Venezuela
Escrito en GLOBAL el

Um deputado russo do partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, afirmou em entrevista nesta sexta-feira (18) que o país pode colocar bases militares na América Latina em resposta a uma possível adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos.

"Temos medidas técnicas e militares suficientes que forçarão os Estados Unidos a cuidar de sua própria segurança, e não da Ucrânia, que está muito longe deles", disse o deputado governista Yuri Shvytkin, ao jornal russo Gazeta.Ru.

Segundo ele, "a implantação de bases militares na América Latina pode ser parte da resposta".

"Os Estados Unidos têm medo disso, porque estará perto o suficiente para que nossos mísseis voem. Acho que os norte-americanos realmente não querem que os mísseis cheguem a Nova York ou Washington rapidamente", completou Shvytkin. 

A Rússia vê como ameaça a inclusão na Otan de países que estão cada vez mais distantes do Atlântico Norte e compõem o espaço pós-soviético.

Enquanto as tensões aumentam na Ucrânia, a resposta na América Latina pode dar ares de Guerra Fria à crise militar. Em outubro de 1962, a União Soviética instalou mísseis em Cuba após os EUA realizarem o mesmo na Turquia. Esse episódio provocou a crise dos mísseis, que deixou o mundo em alerta diante de uma possível guerra nuclear.

Um dos possíveis destinos seria a Venezuela, com quem a Rússia mantém uma cooperação militar. O país europeu foi um dos responsáveis por evitar uma guerra civil no país governado por Nicolás Maduro em 2019.

Com informações da Sputnik News