MISSÃO SECRETA

Casal de espiões dos EUA é preso ao tentar vender segredo militar ao Brasil

Notícia de que o engenheiro naval norte-americano Jonathan e sua esposa Diana Toebbe foram presos virou destaque no The New York Times

Imagem ilustrativa de um submarinoCréditos: Wikimmedia Commons
Escrito en GLOBAL el

Um casal de espiões dos Estados Unidos foi preso após tentar vender segredos da construção de submarinos nucleares para o Brasil. O engenheiro naval norte-americano Jonathan e sua esposa Diana Toebbe foram presos em outubro e podem pegar 17 e três anos de detenção, respectivamente.

Até o momento, não havia sido revelado para quais países o casal tinha tentado vender as informações. Nesta terça-feira (15), o jornal The New York Times afirmou que Jonathan e Diana escolheram o Brasil por sua riqueza, seu relacionamento relativamente amigável com os EUA e sua longa e fracassada tentativa de desenvolver submarinos nucleares.

No entanto, quando o casal entrou em contato com a agência de inteligência militar do Brasil, foi dedurado ao FBI. Um agente disfarçado dos serviço de inteligência se passou por um oficial brasileiro e convenceu os Toebbe a entregarem os documentos contendo as informações confidenciais, o que levou à prisão deles.

Um submarino nuclear é uma embarcação movida pela energia produzida por um reator nuclear capaz de submergir e emergir quando desejável.