MAMÃE INCENDIEI

Na Ucrânia, Mamãe Falei e coordenador do MBL fazem coquetel molotov para atingir russos

Arthur do Val e Renan Santos foram ao leste europeu para "cobrir" a guerra na Ucrânia e decidiram entrar efetivamente no conflito ao ajudar na confecção de bombas caseiras

Arthur do Val e Renan Santos.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", e o coordenador do grupo de direita Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, decidiram efetivamente entrar no conflito entre Rússia e Ucrânia, do lado dos ucranianos. Ambos viajaram para a região no início da semana para "cobrir" o conflito e, nesta quinta-feira (3), de acordo com o jornalista Guilherme Amado, ajudaram na produção de coquetéis molotov, bombas caseiras que os ucranianos vêm usando para conter o avanço das tropas russas. 

Os dois líderes do MBL, que antes estavam na Eslováquia, teriam conseguido atravessar a fronteira com a Ucrânia e agora estariam perto de Ujhorod, cidade no oeste ucraniano, e lá teriam participado da produção das bombas feitas com garrafa, tecido e inflamáveis. 

Não há registros da produção de coquetéis molotov nas redes sociais de Renan e Arthur do Val. A conta oficial do MBL, no entanto, compartilhou a notícia sobre a confecção das bombas. 

MBL na Ucrânia

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", anunciou, nesta segunda-feira (28), que  foi à Ucrânia para "cobrir" a guerra contra a Rússia. Ele está acompanhado de Renan Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL). 

A dupla gravou um vídeo no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, informado que vai até Viena, na Áustria, e dele lá partir de carro para a fronteira com a Ucrânia na Eslováquia. 

"A gente está indo in logo para ver o que está acontecendo, porque esse celular é uma ferramenta e essa guerra é uma guerra de informação, disse o parlamentar youtuber. Renan Santos, por sua vez, disse que pretende "mostrar uma outra narrativa, entrevistar o pessoal ucraniano". 

Crítico do presidente Jair Bolsonaro (PL), Mamãe Falei vem recebendo inúmeras críticas nas redes sociais de internautas que o acusam de usar o conflito no leste europeu para fazer campanha política. Ele é pré-candidato ao governo de São Paulo. 

Além disso, usuários das redes acusam o deputado de hipocrisia por ir a um outro país ao invés de ajudar vítimas das tragédias recentes que aconteceram no Brasil.