RÚSSIA

Kremlin nega que existam dublês de Putin: "só há um"

Porta-voz da Federação Russa negou a existência de sósias do presidente russo

Vladimir Putin, presidente da RússiaCréditos: instagram: russian_kremlin
Escrito en GLOBAL el

O porta-voz da Federação Russa, Dimitry Peskov, afirmou em comunicado oficial que não existem sósias do presidente russo Vladimir Putin.

“Hoje [as autoridades russas e figuras públicas lideradas por Putin] depositaram flores no Monumento a Minin e Pozharsky… Foi o terceiro ou quarto dublê [de Putin]? Não tenho ideia”, acrescentou o porta-voz, brincando.

No Brasil, bolsonaristas também fizeram diversas teorias da conspiração afirmando que Lula havia sido substituído por um sósia e que não era mais o "verdadeiro".

Essa teoria da conspiração ganhou força com montagens de internet, em especial sobre Hillary Clinton durante as eleições presidenciais dos EUA em 2016.

Peskov já havia rejeitado relatos sobre os sósias de Putin, chamando-os de “mentiras” em abril. Peskov havia dito disse que o líder russo tem “uma aptidão fantástica para trabalhar” e pode trabalhar sem parar por vários dias seguidos e não precisa de dublês.

Existiram sósias de políticos de verdade?

O uso de sósias para políticos era comum no passado. O ex-ditador do Panamá, Manuel Noriega, utilizava sósias para despistar inimigos ou tentativas de morte, segundo Joe R. Reeder, ex-subsecretário do Exército dos EUA.

Joseph Stalin, líder da União Soviética entre 1925 e 1953,  também teve um sósia, em especial durante o período de guerra: Felix Dadaev, 

O general americano Bernard Montgomery também teve um sósia, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para enganar espiões nazistas no Norte da África.

 

Temas