MICHEL GHERMAN

"Sionistas de esquerda" tentam associar padre Júlio Lancellotti ao Hamas

Carta assinada por sionistas confronta líder católico por defesa dos palestinos; Michel Gherman pediu para sair da nota

Padre Júlio Lancellotti ao lado do xeque Rodrigo Jalloul, líder religioso xiitaCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

Uma carta escrita por um grupo chamado "Sionistas de Esquerda" foi publicada nesta terça-feira (7) tentando associar o Padre Julio Lancellotti ao Hamas.

O pároco, perseguido pela extrema-direita, esteve presente no ato em defesa da causa palestina realizado no último sábado (4), na Avenida Paulista, em São Paulo.

A manifestação, que contou com judeus, muçulmanos, cristão, ateus e membros de outras comunidades religiosas, foi marcada por ser um dos maiores atos pró-Palestina da história do nosso país.

O grupo 'Sionistas de Esquerda', porém, criticou a presença do pároco no protesto. "Lamentamos profundamente a presença do Padre Lancellotti na manifestação que ocorreu na Avenida Paulista em 04/11/2023 em que se apresentavam bandeiras do grupo terrorista Hamas e também imagens da Estrela de Davi (simbolo que representa o povo judeu como um todo) com uma cruz suástica dentro", diz a nota.

"Espera-se de uma figura tão representativa e atuante no movimento de Direitos Humanos, que demonstre o mesmo fervor com relação ao massacre de cerca de 1400 israelenses, em sua maioria civis, entre eles bebês, jovens, mulheres, crianças e idosos, contemplando a história em sua totalidade, e não de forma parcial e sobretudo ofensiva, como realizou-se na manifestação mencionada. Esperamos que Padre Lancellotti se manifeste e denuncie o terrorismo do Hamas", continua a nota.

O grupo ainda pede Júlio "reconheça o direito de Israel a existir em paz e segurança e condene o antissemitismo galopante em todo o mundo, sobretudo no Brasil. E que possam os iniciar com ele e a Igreja Católica um diálogo producente e justo", completa.

Gherman sai da carta

Horas depois da publicação da carta e das críticas contra o conteúdo do documento, Michel Gherman, professor da UFRJ e um dos principais nomes do sionismo de esquerda - tema questionado pela comunidade árabe-palestina -, que consta entre os assinantes da carta, recuou.

"Esclarecimento: Eu e Meretz Brasil solicitamos a imediata.retirada de nossos respectivos nomes da carta endereçada ao @pejulio [Padre Júlio Lancellotti] relacionada à sua participação em uma manifestação. Na busca por um mundo melhor o diálogo é o melhor caminho", disse Gherman no Twitter.