REINO UNIDO

VÍDEO: Reino Unido mostra ameaças militares e Brasil está no mapa

Vídeo do Ministério da Defesa britânico bota alfinete no coração do país, mas não cita nominalmente o Brasil

Brasil marcado junto com a República Centro-Africana, atualmente em guerra civilCréditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

Um bizarro vídeo de preparação de guerra produzido e divulgado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido exibe um mapa com o Brasil marcado como um ponto de ameaça de conflitos na visão britânica.

O vídeo mostra um discurso de Grant Shapps falando sobre as "ameaças" que o Reino Unido sofre e cita pontos de disputa ao redor do mundo.

Ele diz: “o mundo se tornou mais perigoso”.

“Da Rússia ao Mar Vermelho, vemos a prova disso todos os dias. Para proteger o Reino Unido de ameaças crescentes, devemos dissuadir os nossos inimigos, liderar os nossos aliados e defender a nossa nação”, acrescentou.

Shapps fala da guerra da Ucrânia, do Oriente Médio, do Mar do Sul da China, da Coreia do Norte, da África e da América do Sul.

Ao citar o nosso continente, o vídeo britânico coloca um ponto dentro do centro-oeste brasileiro.

O discurso do Reino Unido claramente coloca os países não-alinhados ao Ocidente como ameaças e, apesar da fala de Shapps não cita nominalmente o Brasil, usuários acreditam que os britânicos podem enxergar o Brasil como uma ameaça por não se alinhar diretamente com as diretrizes da OTAN.

Contudo, o Brasil não possui pretensões militares e, desde o início do governo Lula, tem defendido conversas de paz entre Rússia e Ucrânia, um cessar-fogo entre Israel e Palestina, e uma desescalada de conflitos ao redor do mundo.

Os britânicos já decidiram alinhar-se com a Guiana no possível conflito com a Venezuela e enviaram equipamento militar para o pequeno país que disputa a região do Essequibo com Caracas. O Brasil se mantém neutro e deseja mediar negociações de paz para evitar uma guerra no continente sul-americano.

Por isso, o fato do ministério da Defesa do Reino Unido usar a imagem do Brasil como um ponto de ameaça na América do Sul foi visto com estranheza pelos usuários do Twitter.

Veja o vídeo: