Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 14h13

Avião ucraniano foi derrubado por mísseis iranianos, diz revista estadunidense

Oficial do Pentágono ouvido pela revista afirma que a aeronave foi derrubada acidentalmente; veja vídeo do momento que o avião explode

Destroços do avião ucraniano atingido por mísseis no Irã (Foto: Hossein Mersadi/Fars News Agency)

O Boeing 737, da Ukraine International Airlines, que caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional de Teerã na madrugada da quarta-feira (8), pode ter sido derrubado acidentalmente por mísseis antiaéreos do Irã. Acidente matou as 176 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

A informação é da revista norte-americana Newsweek, que tem como fonte um oficial do Pentágono, um oficial sênior de inteligência dos Estados Unidos e outro oficial de inteligência do Iraque. Acredita-se que o avião foi atingido por um sistema russo conhecido como Gauntlet.

A queda da aeronave aconteceu poucas horas depois do contra-ataque iraniano contra bases norte-americanas no Iraque, em resposta ao assassinato do general Qassem Soleimani. De acordo com a revista, o programa antiaéreo do Irã estava ativo desde o ataque em questão.

De acordo com testemunhas, a aeronave se incendiou ao levantar vôo e explodiu minutos depois nas proximidades do aeroporto.

A Organização de Aviação Civil do Irã também divulgou nesta quinta-feira (9) que o piloto da aeronave não emitiu nenhum alerta sobre provável situação crítica. No avião haviam iranianos, ucranianos, afegãos, alemães, canadenses, britânicos e suecos. Todos morreram.

Veja vídeo do momento que o avião explode:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum