Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de agosto de 2019, 11h55

Brexit: Rainha concorda com golpe de Boris Johnson e Parlamento inglês está suspenso

A medida deixa o primeiro-ministro do Reino Unido em posição de decidir sozinho a respeito da permanência ou não da Inglaterra na União Europeia

Rainha Elizabeth II - Foto: Reprodução/YouTube

A rainha Elizabeth II aprovou o pedido do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, para suspender o Parlamento. A medida do premiê e ratificada pela monarca caracteriza um golpe, pois deixa Johnson em posição de decidir sozinho a respeito da permanência ou não da Inglaterra na União Europeia.

Agora, o Parlamento ficará suspenso a partir de 11 de setembro. O chamado Discurso da Rainha foi marcado para 14 de outubro, data que registra o retorno dos trabalhos legislativos.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Opositores de um não acordo do Brexit acusam Johnson de arquitetra um “golpe” contra o Parlamento, após a decisão, que deixará os parlamentres suspensos por mais de um mês no período que antecede à retirada da Inglaterra da União Europeia.

Reuniões

A aprovação foi dada em uma sessão do Conselho Privado, em Balmoral, apesar da solicitação de parlamentares para a realização de reuniões urgentes com a rainha para pedir que ela não aceitasse a medida de Johnson.

John Bercow, porta-voz do Parlamento, denunciou a suspensão das sessões, classificando a medida como um “ultraje constitucional”, enquanto o ex-chanceler Philip Hammond descreveu-a como “profundamente antidemocrática”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum