CHINA EM FOCO

VÍDEO - Harry Potter: cientista chinês anuncia a 'capa de invisibilidade'

Físico Chu Junhao, da Academia Chinesa de Ciências, demonstra tecnologia que torna pessoas invisíveis como no mundo mágico de Hogwarts

Créditos: Fotomontagem - Harry Potter (reprodução Warner Bros) e apresentação e Chu Junhao em Xangai.
Escrito en GLOBAL el

No futuro, todos terão uma capa de invisibilidade do Harry Potter no armário. Essa declaração foi feita pelo físico Chu Junhao, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, durante um evento realizado em Xangai, centro financeiro da China.

A apresentação foi feita no mês de outubro, durante o Super Science Night, realizado pela Bilibili, principal plataforma de compartilhamento de vídeos da China.

Aos 78 anos, de Chu é um físico que estuda infravermelho e semicondutores e é especialista em dispositivos. Ele é presidente da Faculdade de Ciências da Universidade Donghua, em Xangai.

Na ocasião, o físico mostrou como a invisibilidade pode ser alcançada com tecnologias e materiais especiais. Ele pediu aos auxiliares para segurarem um painel à sua frente.

Inicialmente, a parte inferior do seu corpo era visível através do painel. Após girar o painel 90 graus, sua metade inferior desapareceu, mas o palco atrás dele ainda podia ser claramente visto.

A mágica foi realizada por uma grade lenticular composta por fileiras de pequenas lentes cilíndricas convexas, e cada lente cilíndrica convexa vertical pode encolher e afinar objetos paralelos a ela, de modo que a luz possa ser refratada, de acordo com Chu.

Quando uma fileira de lentes cilíndricas convexas forma uma grade, várias imagens muito pequenas para serem notadas pelos olhos são produzidas, alcançando um efeito de invisibilidade.

Ele então mostrou várias outras maneiras de se tornar invisível, como usar duas substâncias com índices de refração semelhantes e um espelho plano para criar imagens refletidas.

A invisibilidade na ficção científica se tornará realidade à medida que a tecnologia e o material de invisibilidade se desenvolverem. Mais equipamentos de invisibilidade mudarão nossa vida, como salas invisíveis que podem proporcionar mais privacidade e aparelhos auditivos invisíveis."

Um internauta comentou online que, "a tecnologia está avançando constantemente, e no futuro, poderemos realmente usar roupas de invisibilidade".

Outro escreveu que é "um item obrigatório para pessoas com ansiedade social ao sair". Mas também houve internautas preocupados, "não preciso desse item no meu guarda-roupa, mas tenho medo que criminosos o tenham no deles."

De Hogwarts para a vida real

A Capa da Invisibilidade é um objeto mágico do universo do bruxo Harry Potter, criado pela escritora britânica J. K. Rowling em uma série de sete livros e oito filmes.

Essa peça fictícia, na história do mundo mágico, é usada para tornar o seu portador invisível e é uma das lendárias Relíquias da Morte. Em "O Conto dos Três Irmãos", ela foi a terceira e última relíquia criada, dada a Ignoto Peverell, supostamente pela própria Morte (que tinha a capa em sua posse na época) após o bruxo pedir, como sua recompensa, algo que o permitisse esconder-se e não ser seguido pela Morte.

Conforme a lenda, aquele que a combinasse com as outras duas Relíquias (a Varinha das Varinhas e a Pedra da Ressurreição) se tornaria o Senhor da Morte.

Era a única Capa da Invisibilidade conhecida que não se deteriorava com o tempo e oferecia proteção permanente ao seu usuário, algo que nenhuma outra capa da invisibilidade comum poderia oferecer.

Assim, foi a única relíquia conhecida por ter sido passada com sucesso de geração em geração desde os tempos de Ignoto. Em 1991, ela foi herdada por Harry Potter, que a utilizou eficazmente na Segunda Guerra Bruxa e decidiu passá-la para seus próprios filhos.