CHINA EM FOCO

Robôs inteligentes fazem manutenção do gigantesco telescópio chinês

Cinco sistemas e plataformas inteligentes recebem aprovação para realizar a manutenção do maior radiotelescópio do mundo, além de testar cabos de suporte e medir condições climáticas, entre outras tarefas

Créditos: Xinhua - Robôs inteligentes passam a ser usados na manutenção do gigantesco telescópio chinês
Escrito en GLOBAL el

Cinco sistemas e plataformas de robôs inteligentes para a manutenção do Telescópio de Abertura Esférica de 500 metros da China (Fast, da sigla em inglês), o maior telescópio de rádio de prato único do mundo, foram aprovados em inspeção e podem ser utilizados. O anúncio foi feito por autoridades locais na quarta-feira (26).

Os robôs inteligentes serão utilizados principalmente para testar os cabos de suporte e polias do alimentador do Fast, a manutenção automática de seus atuadores e alvos a laser no refletor, a desmontagem e instalação dos receptores de alimentação, o monitoramento de interferência de rádio e a medição em todas as condições climáticas da cabine de alimentação de 30 toneladas.

Segundo Jiang Peng, engenheiro-chefe do Fast, os robôs inteligentes ajudarão a proteger o funcionamento do telescópio, aumentando sua duração e eficiência de observação, ao mesmo tempo que promovem mais resultados científicos.

"Os robôs inteligentes devem adicionar cerca de 30 dias ao período de observação do telescópio anualmente", disse Jiang.

Apelidado de "Olho Celestial da China", o telescópio está localizado em uma depressão natural profunda e redonda na província sudoeste de Guizhou. Ele possui uma área de recepção equivalente a 30 campos de futebol padrão.