Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de janeiro de 2020, 15h22

Justiça do Irã pretende levar Trump a tribunais internacionais pela morte de Soleimani

O Irã ainda nesta segunda-feira oficializou reconhecimento dos Estados Unidos e do Pentágono como "organizações terroristas"

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

O chefe da Justiça do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, afirmou nesta segunda-feira (13) que o país pretende ajuizar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo assassinato do general Qassem Soleimani, comandante da Guarda Revolucionária do Irã, na noite do dia 2 de janeiro. Segundo o Pentágono, a ação foi coordenada pessoalmente por Trump.

Em declaração dada à agência Fars, Rayeesi disse que o Alto Conselho de Direitos Humanos do Poder Judicial e o Ministério das Relações Exteriores estão trabalhando em conjunto com outros órgãos do governo com o objetivo de fazer Trump responder perante Tribunal Internacional como “suspeito número um deste ato terrorista”.

“A queixa será apresentada enquanto ele estiver no poder como presidente dos EUA e depois disso, e essa questão será discutida e não o deixaremos em paz, e ele deverá comparecer a um tribunal internacional”, disse ainda. Além de Soleimani, outras onze pessoas morreram no ataque.

Mais cedo, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, sancionou uma resolução aprovada no Parlamento do país que considera os Estados Unidos e o Pentágono como organizações terroristas.

No domingo, o Irã alvejou mais uma vez a base aérea militar iraquiana de Balad, usada por tropas da coalizão comandada pelos Estados Unidos. Doze foguetes explodiram no local. O general Hossein Salami afirmou que “nos próximos dias vamos poder falar de uma grande vitória sobre os Estados Unidos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum