Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de novembro de 2019, 22h17

Partido de Evo Morales reassume presidência do Senado e da Câmara

Mónica Eva Copa foi juramentada como presidenta do Senado após sessão que conseguiu o quórum necessário. Mais cedo, a Câmara dos Deputados reconheceu Evo Morales como presidente legítimo

O Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Evo Morales, reassumiu a liderança das duas Câmaras do Legislativo após os antigos ocupantes da mesa diretora renunciarem por conta de pressões dos golpistas. Na noite desta quinta-feira (14), Mónica Eva Copa foi eleita presidenta do Senado. Enquanto isso, a autoproclamada presidenta Jeanine Añez nomeia ministros, tentando validar o golpe.

“Não permitiremos nenhum tipo de violência contra as mulheres porque lutamos muito por esse processo de mudança”, foi o que declarou Copa logo que assumiu o posto. A condução da senadora foi feita em sessão que contou com a presença de 26 parlamentares – 22 do MAS e 4 da oposição – e atingiu o quórum mínimo de dois terços da casa (24). São 36 senadores no total.

Ao contrário da sessão desta quinta, a que foi comandada pela senadora Jeanine Añez, na terça-feira, não obteve o comparecimento mínimo para ser instaurada – o que a torna ilegítima. Mais cedo, a Câmara dos Deputados nomeu Sergio Choque como novo presidente da casa e desconheceram  desconhecer a autoridade da senadora como presidenta do país. Eles ainda rejeitaram a renúncia de Evo Morales, tornando-o presidente legítimo.

O primeiro secretário do Senado, Omar Aguilar, abriu o Senado com um minuto de silêncio pelos mortos que foram vítimas da violência e da repressão nas ruas, promovidas pelos partidários do golpe. “Nossa única finalidade é buscar a unidade e a paz entre os bolivianos”, afirmou.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum