Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de janeiro de 2020, 21h10

Racismo: Associated Press pede desculpas por ter cortado ativista negra de uma foto

Na imagem original, que foi tirada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Vanessa Nakate era a única negra

Reprodução/Twitter

A Associated Press (AP), agência de notícias norte-americana, precisou se desculpar pela atitude racista tomada por um dos seus profissionais. A ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, foi cortada de uma foto na qual ela aparecia junto de outras ativistas, entre elas a sueca Greta Thumberg.

Na foto original, que foi tirada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Vanessa era a única negra.

“É a primeira vez na minha vida que entendo a definição da palavra racismo”, disse ela, nas redes sociais.

Em um comunicado divulgado neste sábado (25), Sally Buzbee, editora executiva da agência, se desculpou pela atitude racista.

“Lamentamos a publicação de uma foto nesta manhã que não mostrou a ativista climática ugandense Vanessa Nakate, a única pessoa de cor na foto. Como organização de notícias, nos preocupamos profundamente em representar com precisão o mundo que cobrimos”, declarou Sally.

Inclusão e omissão

A editora da AP afirmou, ainda, que treina seus profissionais “para serem sensíveis a questões de inclusão e omissão”. Além disso, declarou que conversou pessoalmente com o profissional responsável pelo corte da foto.

“Conversamos internamente com nossos jornalistas e aprenderemos com esse erro de julgamento”, completou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum