#Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de setembro de 2019, 20h05

Relembre o dia em que Lula e Gil foram à ONU e colocaram chefes de Estado para dançar

Em 20 de setembro de 2003, Gilberto Gil, então ministro da Cultura de Lula, fez um memorável show na Assembleia Geral em que cantou "Toda Menina Baiana" ao lado do então secretário-geral da ONU, Koffi Annan

Reprodução/Twitter

Se nesta terça-feira (24) o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU foi considerado por muitos um vexame e reforçou a imagem de que o mandatário do Brasil é um “mini-Trump”, vale relembrar quando o Brasil promoveu uma emocionante celebração no salão da Assembleia Geral da ONU em homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello e às vítimas de um ataque à unidade da organização no Iraque.

O cantor Gilberto Gil, então ministro da Cultura do Brasil no governo Lula, realizou um concerto memorável em homenagem às 22 pessoas que morreram no atentado à sede dessa organização em Bagdá. O show também foi realizado pela celebração do Dia da Paz Internacional e foi apresentado pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que lembrou o compromisso dessa organização com “a paz e a dignidade humana”.

No final da apresentação, Gil chamou Annan para tocar atabaque durante a última música, “Toda Menina Baiana”. O público levantou e cantou junto com Gil, em um momento emocionante. “Um artista com consciência, um ativista com um dom, Gilberto Gil oferece ao mundo uma música que tenta dar poder às pessoas, por sua vez esta se sente movida por suas notas”, disse ainda Annan sobre o músico.

A apresentação aconteceu uma semana antes da 56ª sessão da Assembléia Geral da ONU, na qual o presidente Lula daria seu primeiro discurso na organização. Na fala, ele destacou a necessidade de uma política mundial de combate à fome e a luta por justiça social. “A fome é o aspecto mais dramático e urgente de uma situação de desequilíbrio estrutural, cuja correção requer políticas integradas para a promoção da cidadania plena”, disse em trecho.

Confira a apresentação de Gil e o discurso de Lula:

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum