Douglas, do vôlei, agradece à Fiat por posição firme contra fala homofóbica de Maurício

Atleta, que é companheiro de bolsonarista na seleção, afirmou que homofobia não é liberdade de expressão e se disse cansado da aplicação de multas e de retratações em redes sociais. "Até quando?", questionou

Foto: Instagram (Reprodução)
Escrito en LGBTQIAP+ el

O jogador de vôlei Douglas Souza, que é assumidamente gay, se manifestou nas redes sociais em relação à decisão da Fiat de enquadrar Maurício Souza, seu companheiro de seleção brasileira, após uma publicação homofóbica feita pelo atleta do Minas Tênis Clube, que é patrocinado pela montadora italiana e pelo grupo siderúrgico Gerdau.

“Obrigado Fiat pelo posicionamento! Obrigado por entender que homofobia não é liberdade de expressão ou opinião. Esperamos mais novidades. O famoso não vai dar em nada né, toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma “multa” ou uma retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar pano nisso. Vergonhoso. Todos os dias, todas as horas um dos nossos morrem. O que temos? Uma retratação”, escreveu, em tom de indignação.

Fiat e Gerdau reagem

A Fiat Automóveis publicou: “Estamos atentos aos últimos acontecimentos envolvendo o time de vôlei Fiat Minas Gerdau e o jogador Maurício Souza e, portanto, cobrando as medidas cabíveis, de acordo com o nosso posicionamento inegociável diante do respeito à diversidade e à inclusão”.

Junto ao texto uma mensagem repudiando às declarações “inaceitáveis” de Maurício, que também atua pela seleção brasileira.

A Gerdau repetiu o gesto “Estamos acompanhando atentamente as declarações do atleta Maurício Souza, jogador do time de vôlei masculino do Fiat/Gerdau/Minas. Repudiamos qualquer tipo de manifestação de cunho preconceituoso ou homofóbico”.

Minas e a reação tímida

Depois da pressão dos patrocinadores e da torcida, a diretoria do time de vôlei do Minas Tênis Clube decidiu, nesta terça (26), afastar o jogador Maurício Souza. O atleta, apoiador de Jair Bolsonaro, fez postagem homofóbica nas redes sociais. O atleta teria a opção de se retratar publicamente para seguir no clube mineiro.

Contudo, a decisão não é definitiva. Apesar de patrocinadores e torcedores estarem contra o jogador, o restante do elenco defende Maurício, O líbero Maique, que é gay, desmentiu que tivesse assinado documento de apoio ao bolsonarista.

Publicação homofóbica

Há duas semanas, a DC Comics divulgou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos.

Depois da publicação, Maurício postou a foto de divulgação do Super-Homem e fez a postagem homofóbica.

“Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, comentou ele, que ainda recebeu o apoio dos colegas do vôlei Wallace e Sidão.

Reincidente

Não é a primeira vez que o bolsonarista Maurício faz postagens homofóbicas nas redes.

Em outubro de 2017, o jogador publicou: “Sou do tempo que fumar era bonito e dar a bunda era feio! Hoje fumar é feio e dar a bunda é bonito! Sorte que sou velho”, dizia a frase compartilhada por Maurício. Ele repetiu a publicação em agosto de 2021.