INCLUSÃO

Igreja Betesda se converte à teologia afirmativa e defende acolhimento LGBT

A denominação é liderada pelo pastor Ricardo Gondim que, em maio deste ano, afirmou publicamente que "a homossexualidade não é pecado"

Igreja Betesda se converte à teologia afirmativa e defende acolhimento LGBT.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en LGBTQIAP+ el

A Igreja Betesda de São Paulo, liderada pelo pastor Ricardo Gondim, se converteu à teologia afirmativa, ou seja, a partir de agora a denominação passa a receber as pessoas LGBT. Com isso, a igreja também passa ter uma outra interpretação dos textos bíblicos. 

O anúncio foi feito pelo pastor Ricardo Gondim durante um culto na sede da Betesda em São Paulo. Na ocasião, o religioso explicou como vai funcionar essa nova etapa da igreja. 

"Nós da igreja Betesda somos uma igreja afirmativa, claro, ainda há muito para se percorrer nesse caminho. Então, nós estamos preparando como igreja para crescer nessa dimensão. Fóruns, nós teremos grupos de acolhimento e eu quero dizer a você, que está conosco, que por algum motivo foi excluída da igreja por causa da sua identidade sexual aqui na Betesda você está num lugar seguro, onde ninguém vai rir de você, ninguém vai usar de nenhum tipo de preconceito nesta comunidade", disse o pastor Ricardo Gondim. 

 

A primeira vez que Ricardo Gondim falou em defesa das pessoas LGBT foi em maio deste ano, quando o religioso declarou que havia rompido com o fundamentalismo. À época, Gondim afirmou que "a homossexualidade não é um pecado" e quando as igrejas pedem às pessoas LGBT que parem de se relacionar com outras pessoas LGBT "se configura uma ação diabólica, pois o pertencimento, a identidade, o afeto e os relacionamentos são direitos de todas as pessoas que foram criados a imagem e semelhança de Deus. Lutamos contra todas as formas de opressão porque essa é a nossa vocação como igreja", disse Gondim. 

A Igreja Betesda foi fundada em 1981 por Ademir Siqueira, que faleceu no mesmo ano. Em março de 1982, o pastor Ricardo Gondim assumiu a liderança da igreja.

Temas