“Todo maconheiro dá o anel”: Sikêra Jr. é denunciado no MP por LGBTfobia

Apresentador coleciona falas homofóbicas e preconceituosas que são, inclusive, endossadas pela família presidencial; denúncia no MP também pede abertura de inquérito contra a RedeTV

“Éu, Éu, Éu. Todo maconheiro dá o anel”. “Ioga, ioga, todo maconheiro dá o toba”. Essas frases infantis e preconceituosas são repetidas à exaustão pelo apresentador do Alerta Nacional, da Rede TV, Sikêra Jr.

Bolsonarista, Sikêra coleciona declarações LGBTfóbicas, que sempre são proferidas ao vivo. O que o apresentador leva como piada, no entanto, é crime e, por isso, ele poderá responder por essa postura no Ministério Público Federal.

Nesta terça-feira (29), a Associação dos LGBTQI+ entrou com uma ação no MPF contra o Sikêra Jr. e sua emissora, a RedeTV, pedindo para que ambos sejam alvo de um inquérito policial. O documento enviado à procuradoria, assinado pelo advogado Ângelo Carbone, diz que o apresentador pratica LGBTfobia ao “associar drogas e substâncias entorpecentes ao grupo, promover discurso de ódio e transfobia, com intuito meramente de ganhar audiência”.

Na parte em que trata da RedeTV, a Associação dos LGBTQI+ argumenta que a emissora se omite e não fiscaliza a postura de “maus apresentadores, para ganhar audiência, além de escrachar os LGBTQI+, ainda que coloque em risco as vidas dos mesmos”.

O MP pode ou não aceitar a denúncia e abrir um inquérito contra Sikêra e a RedeTV.

Fugiu do MP para cantar música homofóbica

Sikêra Jr. é o apresentador favorito da família presidencial e, recentemente, o senador Flávio Bolsonaro e seu irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro, gravaram um vídeo com Sikêra reproduzindo suas falas e músicas homofóbicas.

Na ocasião, Flávio, que é investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF0-RJ), deixou de ir a uma acareação da procuradoria para viajar a Manaus para dançar e cantar com Sikêra uma música que faz ataques a usuários de cannabis e os associa à homossexualidade.

Publicidade

“Todo maconheiro dá o toba (…) Todo maconheiro dá o anel”, diz um trecho da música cantada pelos filhos do presidente.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR